- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

4. Gengibre

Desta vez, gostaríamos de apresentar o gengibre, uma planta herbácea cuja raiz é de fácil uso em fitoterapia e condimento na alimentação, em qualquer estação do ano. Como sabem, quando o ingerimos, o nosso corpo se aquece não só no inverno, mas no calor do verão também, quando podemos regular a temperatura corporal transpirando profusamente ao consumir pratos à base dele, como curry, etc.

Eficácia

O gengibre é usado como uma espécie de erva, no ocidente, e é um ingrediente imprescindível no campo da medicina chinesa.
Com uma longa história, sabe-se que já era usado na Índia em 300-500 a.C. e cultivado no Japão já no período Nara (710 a 794 d.C.).

Dentro da teoria dos cinco elementos, no que diz respeito aos ingredientes, os alimentos podem ser: frio, fresco, normal (neutral), morno (úmido) e quente. Com o dom de aquecer o corpo, o gengibre é considerado quente. Faz sentido que seja tomado no início de um resfriado, e ainda auxilia o trabalho do trato gastrointestinal.
No que se refere ao sabor, os cinco elementos são: ácido, amargo, doce, picante e salgado, sendo o gengibre considerado picante ou forte. Este ingrediente tem componentes com o poder de abrir os poros e estimular a transpiração, trabalhando para melhorar o fluxo de sangue e energia. Facilita a desintoxicação corporal e previne o inchaço, além de ajudar a prevenir a fadiga típica da época do calor. Além disso, possui excelentes efeitos antibacterianos e anti-inflamatórios. É eficaz na prevenção de intoxicação alimentar e no alívio da artrite, como a artrite reumatoide.

Como alimento

Muitas pessoas opinam que o gosto único desta raiz faz abrir o apetite. O sabor do gengibre se destaca quando comido cru, mas parece ser um costume exclusivamente do Japão consumi-lo assim. Este ingrediente pode ser usado de várias maneiras, até mesmo superaquecido, sem afetar seus efeitos benéficos.

O gengibre combina bem com sabores doces. No Japão, delícias como o açúcar preparado com o seu suco, os biscoitos de gengibre cobertos com mel, são amados desde os tempos antigos.

Nos países ocidentais e do Oriente Médio, biscoitos e bolos preparados com gengibre em pó seco já são tradicionais e, na China, o gengibre cristalizado muitas vezes é servido com o chá chinês.

A bebida “ginger ale” preparada com o pó é também uma bebida popular em todo o mundo.

O forte sabor e aroma desta herbácea podem ser percebidos como inadequados para a Cerimônia do Chá, mas, pessoalmente, consumi biscoitos de gengibre em uma oportunidade de chá, e descobri que o picante e a doçura refrescantes combinavam bem com o chá fraco.

Diz-se que o gengibre é bom para o corpo, mas tomem cuidado para não consumir demais. É eficaz para favorecer a função gastrointestinal, mas, se for excessivo, pode afetar negativamente o sistema digestivo. Como tudo, deve ser consumido com moderação.

Cookies de gengibre

Bolachas de gengibre

Novembro de 2022

Veja também

  • 9. Suika – Melancia

    9. Suika – Melancia

    A melancia é uma das frutas de que todos nos lembramos, quando chega o verão. Quem não gosta da sensação de frescor e doçura suave que ela nos traz, quando a comemos?…
  • 8. Satsumaimo – Batata-doce

    8. Satsumaimo – Batata-doce

    O alimento escolhido desta vez é a batata-doce, muito popular pela sua doçura e consistência suave ao se saborear. Dizem que este tubérculo é nativo do México central a Guatemala, espalhando-se eventualmente até o Peru. ...
  • 7. Mikan – tangerinas

    7. Mikan – tangerinas

    No mundo há uma variedade de tipos de frutas cítricas, mas, hoje, falaremos da tangerina, especificamente. “Mikan”, no Japão, refere-se àquelas frutas cítricas que são doces como mel. O seu lugar de origem é Satsuma, atual ...
  • 6. Goma – gergelim

    6. Goma – gergelim

    Desta vez vamos falar sobre sementes de gergelim. Cultivada desde tempos antigos, esta planta herbácea tem suas raízes na África. Dizem que a rainha Cleópatra do Egito comia as sementes e, para fins de beleza, ...
  • 5. Umê – ameixa japonesa

    5. Umê – ameixa japonesa

    Na sequência desta série, vamos apresentar a ameixeira japonesa (ume) e seu fruto, muito presente e familiar ao povo japonês desde tempos antigos. Quanto às flores da ameixeira, são as primeiras a desabrochar, no início ...

Última atualização

20/04/2024 - Relatório: 16 de março: Chakai na Japan House
01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá