- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

4. Gengibre

Desta vez, gostaríamos de apresentar o gengibre, uma planta herbácea cuja raiz é de fácil uso em fitoterapia e condimento na alimentação, em qualquer estação do ano. Como sabem, quando o ingerimos, o nosso corpo se aquece não só no inverno, mas no calor do verão também, quando podemos regular a temperatura corporal transpirando profusamente ao consumir pratos à base dele, como curry, etc.

Eficácia

O gengibre é usado como uma espécie de erva, no ocidente, e é um ingrediente imprescindível no campo da medicina chinesa.
Com uma longa história, sabe-se que já era usado na Índia em 300-500 a.C. e cultivado no Japão já no período Nara (710 a 794 d.C.).

Dentro da teoria dos cinco elementos, no que diz respeito aos ingredientes, os alimentos podem ser: frio, fresco, normal (neutral), morno (úmido) e quente. Com o dom de aquecer o corpo, o gengibre é considerado quente. Faz sentido que seja tomado no início de um resfriado, e ainda auxilia o trabalho do trato gastrointestinal.
No que se refere ao sabor, os cinco elementos são: ácido, amargo, doce, picante e salgado, sendo o gengibre considerado picante ou forte. Este ingrediente tem componentes com o poder de abrir os poros e estimular a transpiração, trabalhando para melhorar o fluxo de sangue e energia. Facilita a desintoxicação corporal e previne o inchaço, além de ajudar a prevenir a fadiga típica da época do calor. Além disso, possui excelentes efeitos antibacterianos e anti-inflamatórios. É eficaz na prevenção de intoxicação alimentar e no alívio da artrite, como a artrite reumatoide.

Como alimento

Muitas pessoas opinam que o gosto único desta raiz faz abrir o apetite. O sabor do gengibre se destaca quando comido cru, mas parece ser um costume exclusivamente do Japão consumi-lo assim. Este ingrediente pode ser usado de várias maneiras, até mesmo superaquecido, sem afetar seus efeitos benéficos.

O gengibre combina bem com sabores doces. No Japão, delícias como o açúcar preparado com o seu suco, os biscoitos de gengibre cobertos com mel, são amados desde os tempos antigos.

Nos países ocidentais e do Oriente Médio, biscoitos e bolos preparados com gengibre em pó seco já são tradicionais e, na China, o gengibre cristalizado muitas vezes é servido com o chá chinês.

A bebida “ginger ale” preparada com o pó é também uma bebida popular em todo o mundo.

O forte sabor e aroma desta herbácea podem ser percebidos como inadequados para a Cerimônia do Chá, mas, pessoalmente, consumi biscoitos de gengibre em uma oportunidade de chá, e descobri que o picante e a doçura refrescantes combinavam bem com o chá fraco.

Diz-se que o gengibre é bom para o corpo, mas tomem cuidado para não consumir demais. É eficaz para favorecer a função gastrointestinal, mas, se for excessivo, pode afetar negativamente o sistema digestivo. Como tudo, deve ser consumido com moderação.

Cookies de gengibre

Bolachas de gengibre

Novembro de 2022

Veja também

  • 3. Feijão Azuki (feijão vermelho japonês)

    3. Feijão Azuki (feijão vermelho japonês)

    Um dos prazeres da Cerimônia do Chá é o doce japonês. Desta vez trataremos do feijão vermelho, chamado azuki, um dos ingredientes indispensáveis para a confeitaria japonesa…
  • 2. Natsume

    2. Natsume

    Para as pessoas relacionadas de alguma forma ao mundo da Cerimônia do Chá, ao topar-se com a palavra “natsume“, naturalmente vão imaginar o “utensílio de chá para colocar o matcha“. Ele foi nomeado dessa forma, ...
  • Chá e Alimentos Saudáveis: Ⅰ- Sobre a Teoria dos Cinco Elementos

    Chá e Alimentos Saudáveis: Ⅰ- Sobre a Teoria dos Cinco Elementos

    A partir de agora, como uma nova tentativa, iniciaremos o assunto “Chá e Alimentos Saudáveis”, que vai abordar os alimentos medicinais e será apresentado como uma série…

Última atualização

01/12/2022 - 18. Hisureba Hana – Se guardada em segredo, flor! | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/11/2022 - 4. Gengibre
01/11/2022 - Relatório: 2º HARU MATSURI ORGANIZADO PELO BUNKYO
01/10/2022 - Relatório: Cerimônia do Chá no showroom de DonaFlor
01/10/2022 - Relatório: Alunos de Rio de Janeiro visitam Hakuei-an
01/09/2022 - 17. Jo-Ha-Kyû | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/09/2022 - 17. HI | Cantinho da Língua Japonesa