- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Plantas do Brasil 13. Mussambê/Cleome

Planta originária do Brasil e dos países da América do Sul, o mussambê pode ser encontrada em regiões de clima tropical, mediterrâneo, subtropical ou temperado, pois precisa de calor moderado para se desenvolver. É conhecida também pelos nomes popular: cleome, beijo-fedorento, flor-aranha, sete-marias. Seu nome científico é Cleome hassleriana ou Cleome spinosa e pertence à família Cleomaceae.

O mussambê é uma flor arbustiva florífera, de ramagem ereta, ramificada e espinhenta, que cresce até 1,5 metros de altura. Seus cachos florescem da primavera ao fim do verão e são compostos por flores de diversos tons de rosa e branco. As flores incomuns tem estames e pétalas longas que se assemelham às aranhas, de onde vem o nome spider flower (flor-aranha). São perfumadas e atraem borboletas e beija-flores. As folhas, curiosamente, podem ser confundidas com as da maconha (Cannabis sativa).

As vagens com as sementes surgem após a polinização e podem ser observadas na parte inferior da haste floral.

Além de serem utilizadas para ornamentação, as espécies do gênero Cleome são muito usadas na medicina tradicional, sendo considerada um importante recurso genético vegetal. Possui propriedades terapêuticas cientificamente comprovadas como o efeito hepatoprotetor, anti-inflamatório, em neoplasias e infecções.

O mussambê é de fácil cultivo a partir de sementes e crescem com facilidade. Não são específicas quanto ao tipo de solo e preferem sol pleno. Em locais muito quentes toleram meia-sombra, porém a floração é menos exuberante.

No Japão, ao invés de flor aranha, o mussambê é conhecido como flor borboleta do Ocidente e foi levado para lá no início do período Meiji e, atualmente, em Hokkaido na cidade de Biei, na Colina Shikisai há um jardim panorâmico com essa flor e outras, que pode ser apreciado, sendo um local turístico famoso.

 

Colina Shikisai. Fonte:Trip editor

Novembro de 2023

Veja também

  • Plantas do Brasil 12. Cajueiro

    Plantas do Brasil 12. Cajueiro

    O cajueiro é uma planta da família Anacardiaceae, nativa da região nordeste do Brasil, cujo nome científico é Anacardium occidentale. Possui dois tipos: o comum ou gigante e o anão. O tipo comum pode atingir ...
  • Plantas do Brasil 11. Ora-pro-nóbis

    Plantas do Brasil 11. Ora-pro-nóbis

    A planta ora-pro-nóbis de nome científico Pereskia aculeata é um cacto primitivo que pertence à família das cactáceas, mas é uma espécie bem diferente dos cactos que estamos acostumados a ver, pois possui folhas como ...
  • Cenas Brasileiras 10. Cambucá

    Cenas Brasileiras 10. Cambucá

    Cambucá, também conhecida com os nomes Cambucaba, Cambricó e Cambicá é uma árvore nativa da região da Mata Atlântica dos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. É uma planta ...
  • Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier

    Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier

    Há um fato interessante sobre São Francisco Xavier (1506-1552) também conhecido como “São Paulo do Oriente”, que é o nome dessa pequena cidade. Ele era um jesuíta fervoroso, cofundador da Companhia de Jesus, e após ...
  • Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    O Brasil possui uma imensa costa litorânea com 7.491 km banhado pelo Oceano Atlântico, além de rios de grande extensão. O clima tropical favorece uma diversidade de ecossistemas e recursos naturais…

Última atualização

20/04/2024 - Relatório: 16 de março: Chakai na Japan House
01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá