- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Plantas do Brasil 11. Ora-pro-nóbis

A planta ora-pro-nóbis de nome científico Pereskia aculeata é um cacto primitivo que pertence à família das cactáceas, mas é uma espécie bem diferente dos cactos que estamos acostumados a ver, pois possui folhas como qualquer planta. Ela se desenvolve bem em vários tipos de solo, tem muitos espinhos nos talos e galhos, sendo comumente utilizada como cerca-viva, e suas flores brancas com perfume de limão servem para decorar pergolados. A cerca-viva de ora-pro-nóbis funciona como quebra-vento e não deixa passar invasores, além de não permitir que animais domésticos fujam.

A ora-pro-nóbis é uma hortaliça com muitas qualidades alimentícias e medicinais. Pode ser consumida in natura, cozida ou em farinha. As folhas são ricas em mucilagem, que contribuem para o bom funcionamento do intestino. É rica em ferro e ajuda a curar anemia grave. Possui uma porcentagem alta de proteína, vitaminas A, B, C, cálcio, magnésio e fósforo. Por essa razão recebeu o apelido de “carne de pobre”. É rica em triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina. Além disso, atua como cicatrizante, anti-inflamatório, anticoncepcional, antitumoral e antissifilítico.

Em Tiradentes, Minas Gerais, a ora-pro-nóbis faz parte do cardápio dos restaurantes e, em Sabará, outra cidade de Minas, há o Festival de Ora-pro-nóbis que ocorre anualmente. Dizem que o nome ora-pro-nóbis, que em latim significa “rogai por nós” era uma planta comum ao redor das igrejas de Minas Gerais e as pessoas a colhiam enquanto ouviam o padre rezar, o que deu origem a esse nome.

Na revista literária Nikkei Bungaku de julho de 2022, publicação da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil, há um artigo escrito pelo representante do Grupo de Experimentação da ora-pro-nóbis na culinária japonesa, sr. Koichi Nakazawa sobre a ora-pro-nóbis. Ele ganhou um galho de ora-pro-nóbis, que na época não era conhecida pela comunidade nikkei, e sabendo dos benefícios para a saúde, ele plantou e se propôs a fazer um experimento consumindo mais de 100 gramas dessa planta nas três refeições, diariamente, durante quase dois anos, justamente na época da pandemia do covid-19. Apesar de seu peso ter diminuído, ele constatou que adquiriu massa muscular e sua força física continuava igual. E assim decidiu cultivá-la. Comprou um terreno em Atibaia e plantou 10 mil mudas de ora-pro-nóbis.

A ora-pro-nóbis pode ser encontrada desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina. No entanto, a espécie nativa do Brasil é a mais adequada para o consumo. No momento da colheita e poda é preciso tomar cuidado com os espinhos. Na África do Sul é considerada uma praga, pois consegue destruir florestas nativas, sendo até hoje, de difícil controle.

Maio de 2023

Veja também

  • Plantas do Brasil 13. Mussambê/Cleome

    Plantas do Brasil 13. Mussambê/Cleome

    Planta originária do Brasil e dos países da América do Sul, o mussambê pode ser encontrada em regiões de clima tropical, mediterrâneo, subtropical ou temperado, pois precisa de calor moderado para se desenvolver. É conhecida ...
  • Plantas do Brasil 12. Cajueiro

    Plantas do Brasil 12. Cajueiro

    O cajueiro é uma planta da família Anacardiaceae, nativa da região nordeste do Brasil, cujo nome científico é Anacardium occidentale. Possui dois tipos: o comum ou gigante e o anão. O tipo comum pode atingir ...
  • Cenas Brasileiras 10. Cambucá

    Cenas Brasileiras 10. Cambucá

    Cambucá, também conhecida com os nomes Cambucaba, Cambricó e Cambicá é uma árvore nativa da região da Mata Atlântica dos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. É uma planta ...
  • Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier

    Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier

    Há um fato interessante sobre São Francisco Xavier (1506-1552) também conhecido como “São Paulo do Oriente”, que é o nome dessa pequena cidade. Ele era um jesuíta fervoroso, cofundador da Companhia de Jesus, e após ...
  • Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    O Brasil possui uma imensa costa litorânea com 7.491 km banhado pelo Oceano Atlântico, além de rios de grande extensão. O clima tropical favorece uma diversidade de ecossistemas e recursos naturais…

Última atualização

20/04/2024 - Relatório: 16 de março: Chakai na Japan House
01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá