- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier

Há um fato interessante sobre São Francisco Xavier (1506-1552) também conhecido como “São Paulo do Oriente”, que é o nome dessa pequena cidade. Ele era um jesuíta fervoroso, cofundador da Companhia de Jesus, e após se encontrar com Anjirô, o primeiro japonês a se converter ao cristianismo e que foi batizado por Xavier com o nome de “Paulo de Santa Fé”, despertou o desejo de difundir a religião cristã no Japão. Em 1549, parte para o Japão juntamente com Anjirô, e aprende a língua e os costumes.

São Francisco Xavier é um vilarejo do município de São José dos Campos, localizado a 53 km do centro da cidade e a 149 km da cidade de São Paulo. É um vale rodeado pelas montanhas da Serra da Mantiqueira com muitas rochas, cachoeiras, rios, trilhas, fauna e flora. É também uma área de preservação ambiental onde vive o macaco muriqui, que chega a pesar 15 kg.

Muitas pessoas se mudaram para lá em busca de qualidade de vida e investiram em pousadas charmosas e bons restaurantes, o que atrai muitos turistas. Tem opções de turismo ecológico, gastronômico, cultural e de aventura. Há vários mirantes e cachoeiras. O mirante Pedra de São Francisco oferece uma visão em 360° de cima de uma enorme rocha, de onde se avista toda a Serra da Mantiqueira. É muito impressionante!

 

 

Para visitar as cachoeiras é preciso caminhar por trilhas dentro da mata e em alguns trechos tem subida e descida que dificultam, um pouco, o acesso. A cachoeira Pedro Davi é uma das mais belas e com volume maior de água.

 

 

Essa propriedade possui uma cachoeira particular e vários pés de cerejeira, que dão um colorido especial à paisagem.

 

Novembro de 2022

Veja também

  • Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    O Brasil possui uma imensa costa litorânea com 7.491 km banhado pelo Oceano Atlântico, além de rios de grande extensão. O clima tropical favorece uma diversidade de ecossistemas e recursos naturais…
  • Plantas do Brasil - 7. Guaraná

    Plantas do Brasil – 7. Guaraná

    Ao falar em guaraná, a primeira coisa que vem à nossa mente é aquele famoso refrigerante em uma garrafa esverdeada ou na latinha verde com o desenho de um frutinho vermelho…
  • Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

    Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

    O Jacaranda, assim como a Bisnagueira – spathodea campanulata e o Flamboiã – delonix regia, é considerado uma entre as três árvores que possui a maior flor do mundo. Seu nome científico é Jacaranda mimosifolia (Bignoniaceae), ...
  • Plantas do Brasil – 5. Pau-Brasil

    Plantas do Brasil – 5. Pau-Brasil

    O Pau-Brasil é a árvore símbolo do Brasil, cuja madeira é nobre. Seu nome em tupi, ibirapitanga significa madeira vermelha. Em português, Pau-Brasil deriva da cor da resina vermelha contida na sua madeira. A palavra ...
  • Plantas do Brasil – 4. Vitória-régia (Parte II)

    Plantas do Brasil – 4. Vitória-régia (Parte II)

    Na primeira parte foram levantadas algumas características da Vitória-régia. Entre elas, a utilização na culinária, como a semente que estoura como a pipoca e tem sabor semelhante. Além da semente, o caule da Vitória-régia pode ...

Última atualização

01/12/2022 - 18. Hisureba Hana – Se guardada em segredo, flor! | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/11/2022 - 4. Gengibre
01/11/2022 - Relatório: 2º HARU MATSURI ORGANIZADO PELO BUNKYO
01/10/2022 - Relatório: Cerimônia do Chá no showroom de DonaFlor
01/10/2022 - Relatório: Alunos de Rio de Janeiro visitam Hakuei-an
01/09/2022 - 17. Jo-Ha-Kyû | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/09/2022 - 17. HI | Cantinho da Língua Japonesa