- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Culinária Japonesa: Washoku – Shin Koike

No dia 27 de janeiro de 2015 foi realizado na residência oficial do Consulado-Geral do Japão em São Paulo, o seminário de Culinária Japonesa – Washoku como o primeiro passo das comemorações dos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil e o 100º aniversário da abertura do Consulado-Geral do Japão em São Paulo.
Foi uma palestra admirável, e é apresentada aqui no site da Urasenke do Brasil.

 

O que foi considerado um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

  1. Respeito ao sabor dos ingredientes frescos e a sua variedade
  2. Excelência na dieta nutritiva e saudável
  3. Representação da transição climática e a beleza da natureza nos pratos
  4. Relação próxima com os eventos anuais, como o Ano Novo.

 

A Culinária Japonesa através da história

  1. Periodo Heian (794 a 1185 D.C.)
    Culinária Japonesa presente na cultura dos nobres e da corte.
  2. Período Kamakura (1185 a 1333 D.C.)
    Deste período até o período Sengoku que se encerra em1590, cria-se a base para o estílo da culinária japonesa conhecida hoje.
  3. Após 1900, com a chegada da cultura estrangeira foi desenvolvido um estilo culinário característico que se tornou a origem da culinária japonesa conhecida hoje.

 

Tipos de pratos da culinária japonesa

Na culinária Japonesa, há alguns tipos de pratos básicos como
Hassun, Sashimi, Wan-mono, Grelhado, Frituras, Cozidos, Ao vapor,
Refeição (Arroz, sopa e legumes em conseva)

 

Alguns pratos típicos da culinária japonesa que foram desenvolvidos após 1900.

 

O futuro do Washoku no Brasil

  • Este ano completam 20 anos que vim ao Brasil e tenho certeza de que a culinária Japonesa (Washoku), durante estes anos, teve um avanço e crescimento muito significativos.
    Neste últimos 20 anos, várias categorias de negócios surgiram, muitos restaurantes de culinária japonesa abriram e muitos alimentos e ingredientes japoneses foram importados. Junto com este avanço, a propagação de informações também teve um avanço e hoje, muitos brasileiros têm a oportunidade de conhecer o Japão. Assim, há o desejo também da transmissão do conhecimento da verdadeira tradição da cultura japonesa.

  • Acredito que esta seja uma oportunidade para mais um passo de avanço. Diante destas informações que nos oferecem uma variedade de opções corretas, nós temos a necessidade de demonstra-la e explica-la para facilitar a compreensão das informações corretas. O fato do Washoku ser estabelecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade é realmente uma honra.
    Acredito ser um ato grandioso, tornar conhecida a peculiar cultura japonesa, que acumula uma história secular formada por conhecimentos adquiridos e gostos, através da culinária, a países tão distantes.
    Mas acredito também que a origem e o fundamento sejam uma das coisas importantes.
    Atualmente, vivemos no mundo onde a distância está cada vez mais se encurtando e a relação entre países está se estreitando cada vez mais. Caso nós consigamos transmitir as origens e o fundamento desta cultura, acredito que será fácil a compreensão da cultura japonesa que, na década de 60, foi considerada quase como uma cultura e costume de outro planeta.
    Desta forma, surgirão pessoas que transmitirão esta herança: o paladar, o senso de beleza, a importância aos detalhes nos trabalhos e outros aspectos dos japoneses.
    Eu sinto e acredito que este tempo está chegando.
    Não há como expandir o conhecimento da culinária japonesa sem passar o seu contexto histórico e a sua cultura.
    A base para isto forma-se gradativamente.
    Tenho certeza que através da cultura internacional e o intercâmbio pessoal com ênfase na educação de profissionais, acontecerá a propagação da verdadeira culinária Japonesa. Estou muito feliz por esses últimos anos, pois autoridades japonesas passaram a enfatizar mais este aspecto e através disto o Brasil tem tido a oportunidade de ter um contato com esta cultura.

  • No proximo ano que acontecem as Olimpíadas, desejo melhorar mais a qualidade e continuarei oferecendo uma culinária japonesa segura, deliciosa e bela.

Março de 2015

Veja também