- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

2018 Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior – Cerimônia Inaugural – Curso de Etiqueta

59º Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior em 2018 foi realizada nos dias 6 e 7 de junho, juntamente com a “Comemoração do 150º Aniversário dos Imigrantes Japoneses no Havaí”.

Para comemorar o “110º Aniversário da Imigração Japonesa no Brasil” e os “150 anos do Período Meiji” foi organizado um projeto especial por sugestão do jornal São Paulo Shimbun com o tema “Projeto Intercâmbio Brasil – Japão para Formação de Jovens”.

Na Cerimônia Inaugural do Projeto, a professora Sôen Hayashi da Urasenke deu uma palestra de aproximadamente 40 minutos sobre conhecimentos acerca de Japão. Foi uma palestra singular com o seguinte conteúdo: Boas maneiras para entrar nos banhos termais (onsen), saudações e cumprimentos, formas de entrar na sala em estilo japonês, de se servir da refeição japonesa – como manusear os pauzinhos (hashi), bater palmas no santuário, forma de se servir do chá e do chá verde em pó (matcha), entre outros. Além disso, muitos dos conteúdos têm relação com o site da Urasenke Brasil o que permitiu a sua divulgação.

 

 

Julho de 2018

Veja também

  • Jovens seminaristas e seu contato com o Chanoyu

    Pela primeira vez jovens do Seminário de Formação Sacerdotal da Igreja Messiânica Mundial do Brasil participaram do programa Vivência por um dia do Caminho da Cerimônia do Chá. O grupo de dezessete seminaristas compareceram na sala de ...
  • “Reunião de Chá no incessante Cerrado” esplendidamente realizada no estado de Goiás

    No dia 12 de outubro realizou-se a Reunião de Chá no incessante Cerrado, na fazenda Honjo, em Anápolis, no estado de Goiás. O evento foi co-organizado pelo Centro de Chado Urasenke do Brasil (presidente Sôichi Hayashi) e o Atelier Honjo (de Masayuki Honjo), com o apoio da Embaixada do ...
  • Visita a Sala de Chá Hakuei-an por alunos da pós-graduação do Senac Aclimação

    O Centro de Chadô Urasenke do Brasil recebeu no dia 20 de outubro a visita de um grupo de 25 pessoas como parte da ação extensiva de pós-graduação do Senac Aclimação…
  • Exibição do filme “SUNKA RAKU“

    Na sala de conferências da Fundação Japão foi realizada, no dia 24 de setembro, a exibição do documentário mexicano SUNKA RAKU: Alegría evanescente (2015) mostrando parte da vida de Roberto Behar, presidente da Associação Mexicana de Urasenke…
  • Festival do Japão em Porto Alegre

    Nos dias 18 e 19 de agosto realizou-se o 7º Festival do Japão em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Nesta ocasião, também se comemorou os 110 anos de imigração japonesa no Brasil…