- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Do estrangeiro – Edição brasileira

Mestre Sôichi Hayashi da Urasenke

Na nossa sede Hakuei-an, praticam regularmente a Cerimônia do Chá tanto os próprios funcionários japoneses de empresas e instituições japonesas, quanto os brasileiros e japoneses de empresas nipo-brasileiras.

No Brasil, a Urasenke é o único lugar em que se ministra genuinamente essa arte. Em consequência, muitas pessoas de diversas outras denominações vêm aprender conosco. Além das sessões de prática, também oferecemos cerimônias comemorativas como a Primeira Cerimônia do Início do Ano (Hatsudate), serviço memorial anual de Grandes-mestres do passado (onki) e periodicamente a Cerimônia do Chá Formal (Chaji), bem como sessões de treinamento para instituições e empresas culturais e educacionais locais.

Muitas vezes, somos entrevistados e filmados por emissoras de televisão e mídia para promover a cultura do chá e, nos últimos anos, temos recebido um número cada vez maior de solicitações de demonstrações da Cerimônia do Chá.

Além de realizar essas atividades na nossa sede Hakuei-an, também oferecemos aulas regulares no Centro de Estudos Japoneses (Cejap) da Universidade de São Paulo, e no Colégio Oshiman, uma escola de ensino fundamental onde a língua e a cultura japonesas são disciplinas obrigatórias. Outro local, nas instalações da Fundação MOA. Eventualmente, as sessões de prática presenciais de Cerimônia do Chá são realizadas também fora de São Paulo.

Quando os brasileiros assistem a uma Cerimônia do Chá parecem reconhecer de pronto a autenticidade e a unidade que traz em si essa cultura, e muitos ficam profundamente impressionados.

Maio de 2025

À direita: aspecto do chakai no Festival do Japão (organizado pela Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) realizado em julho do ano passado. À esquerda: vivência da Cerimônia do Chá para alunos de escola local.

Novembro de 2025