- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

7. Dezembro (verão)

Dezembro chegou. Aqui é “verão”. É completamente oposto à estação do Japão, mas a agitação de Natal, de fim de Ano e de Ano Novo é a mesma.

Dezembro é o mês que encerra o ano e também é um mês agitado de preparação para o novo ano. O mês de dezembro também é chamado de “Shiwasu” (師走) porque “mesmo os professores que geralmente são calmos, ficam pressurosos”.

 

「聖夜」(せいや)
seiya (noite sagrada)

A noite sagrada é o período que vai do pôr do sol de 24 de dezembro até antes do pôr do sol de 25 de dezembro, e é um dia para comemorar o aniversário de Cristo.

No Brasil, as datas mais importantes relacionadas ao cristianismo são feriados nacionais; o Natal é um importante evento de final de ano, assim como as boas-vindas ao Ano Novo.

O nome poético seiya é perfeito para os keiko de dezembro e chakai de Natal.

 

Presépio da Catedral de Notre-Dame em Paris (2011)

Dezembro de 2023

Veja também

  • 13. Junho (outono)

    13. Junho (outono)

    A temperatura de manhã e à noite tornou-se um pouco fria. As pessoas que andam pela cidade já usam trajes de outono. Os sinais do outono se fazem sentir também na Cerimônia do Chá, na ...
  • 12. Maio (outono)

    12. Maio (outono)

    No Brasil, com a chegada do outono, o clima está esfriando aos poucos, e as manhãs e as noites se dão lentamente. O Japão está na estação dos bosques verdejantes. Em particular, 5 de maio ...
  • 11. Abril (fim de verão)

    11. Abril (fim de verão)

    No Brasil, no frescor de cada manhã e noite, pode-se sentir que estamos na estação de chegada do outono, lentamente….
  • 10. Março (fim de verão)

    10. Março (fim de verão)

    No Brasil, o Carnaval acabou. Diz-se que se tornará gradualmente mais frio por volta dessa época. No entanto, ainda é um mês cheio de sinais de verão…
  • 9. Fevereiro (verão)

    9. Fevereiro (verão)

    No Brasil, continuam os dias quentes. No entanto, no Japão, fevereiro é o mês mais frio do ano. E a primavera é aguardada ansiosamente, uma temporada em que muitos eventos e costumes são acolhidos…