História da Urasenke no Brasil (até 2004) – 2ªparte
Continuação do artigo do livro;
HISTÓRIA DO CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL
Seção 4: Atividades de interesse e Entretenimentos
(1) Cerimônia do Chá
1. Urasenke
-“Curso Intensivo de Cerimônia do Chá de 12 Horas” na Universidade Federal do Paraná e na Universidade Estadual de Londrina;
-“Cerimônia do Chá – Exposição e Demonstrações” no Museu de Arte de São Paulo (MASP), em 1983;
-“Grande Cerimônia do Chá de São Paulo”, em comemoração aos 80 anos da imigração japonesa no Brasil. Local: MASP, em 1988;
-“Exposição: Tea Road – O Percurso do Chá”, de 1991 a 1993;
-“Exposição Cultural da Arte de Chanoyu” (MASP), em 1995, para comemorar o Centenário do Tratado de Amizade Brasil-Japão, que contou com a presença do Grão-mestre Herdeiro Sen Sôshi 千宗之若宗匠 (atual XVI Grão-mestre da Urasenke Sen Sôshitsu 千宗室), e sua esposa Masako 容子. Na ocasião foram montadas novas imagens de salas de chá mais adequadas à atmosfera e ambiente brasileiro, agradando aos visitantes, tais como “Sala de Chá Mondrian, Sala de Chá com tela de aço galvanizado, Sala de chá piramidal”.
E já por 1999, a Cerimônia do Chá se tornou tão popular que uma companhia aérea brasileira começou a incorporá-la ao seu treinamento de etiqueta.
Em 1999, com o copatrocínio da Fundação Japão realizou-se: “Estética Wabi – Dimensões Ocultas da Cultura Japonesa” – Exposição e Demonstração.
Em 2004, o 50º aniversário da Urasenke no Brasil foi comemorado com:
– Um encontro de Cerimônia do Chá realizado no Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera, organizado com a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.
– Exposição e Lançamento do Livro ″Do – A Essência da Cultura Japonesa″ no “Japan Week”, organizado pelo Consulado do Japão em São Paulo.
– Além da “Noite Japonesa – Convite ao Mundo da Cultura Japonesa” no Teatro do Esporte Clube Pinheiros.
Em 2008, foram realizados dentro do marco do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, uma grande variedade de eventos de Cerimônia do Chá ao longo do ano:
– Na Sala de Chá Hakuei-an, houve uma grande influência do programa da Secretaria Estadual de Educação “Viva Japão”, onde muitos estudantes visitantes entre 6 e 17 anos experimentaram a Cerimônia do Chá.
– No Parque Anhembi, em São Paulo, foi montada uma casa de chá no jardim japonês durante 10 dias, por ocasião da “Semana do Japão”.
– Também aconteceu a Exposição: NIPPON 100 anos de Integração Brasil Japão, no Rio de Janeiro.
– E o Festival do Japão, organizado anualmente pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil.
Em 1996, Cristina Moreira da Rocha apresentou uma dissertação de mestrado sobre a Cerimônia do Chá.
Atualmente, o número de homens brasileiros que apreciam o Chadô (Caminho do Chá) tem aumentado. Além disso, esforços adicionais estão sendo feitos para introduzir a Cerimônia do Chá em escolas no Brasil. Por exemplo, no Colégio Oshiman, onde se incorpora a Cerimônia do Chá no currículo regular, todos os meses 160 alunos praticam-na com afinco. Não obstante, a prática em outras escolas de língua japonesa ainda é baixa devido à necessidade de um “lugar”, ou seja, uma sala própria de chá.
Em conclusão, podemos afirmar que após 56 anos, o Chadô Urasenke vem permeando de forma segura a sociedade brasileira.
Os interessados pelo Chadô têm diferentes motivações entre si, incluindo os que se interessam pelo Zen, os que são atraídos pela espiritualidade da Cerimônia do Chá e querem praticá-la, os que simplesmente querem vivenciar a cultura japonesa por meio dela, entre outros motivos. No começo, a prática da Cerimônia do Chá no Brasil surgiu como uma expressão de nostalgia da terra natal, por parte dos imigrantes japoneses, mas aos poucos o formato vai mudando, com as pessoas querendo se aprofundar mais nessa forma de espiritualidade. A Cerimônia do Chá incorpora uma condição que faz com que nos deparemos com alguma dificuldade, em comparação a outras expressões culturais japonesas, que é a assimilação disciplinada da forma ou procedimentos padrões (katachi 形) e de seus aspectos internos, elementos espirituais, regras e ensinamentos precisos (kata 型), o que exige muitos anos para se alcançar. Entretanto, temos a esperança de que no futuro surgirá um mestre nascido no Brasil, que continuará o legado de lecionar na Hakuei-an.
Apresentamos a seguir um resumo cronológico do progresso da Cerimônia do Chá no Brasil:
Documento 1: A história da Cerimônia do Chá no Brasil.
• 1954
Por ocasião dos festejos do IV Centenário da Cidade de São Paulo foi construído o Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera. Para a inauguração de sua Sala de Chá, o Grão-mestre Herdeiro Sen Sôkô 千宗興 (posteriormente, XV Grão-mestre da Urasenke Sen Sôshitsu 千宗室) e seu irmão mais novo, o Mestre Naya Yoshiharu 納屋嘉治, vieram ao Brasil para divulgar a cultura do Chadô.
Toshio Takeda 武田俊男e sua esposa Yoshie 宗芳 (nomeados mais tarde, respectivamente, Sônan 宗南e Sôhô宗芳氏), recepcionaram, em sua residência, o Grão-mestre Herdeiro Sen Sôkô, o qual deu início à pratica de aulas de Chadô em nosso País.
No dia 15 de outubro, criou-se a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa cujo primeiro presidente foi Kiyoshi Yamamoto 山本喜誉司. Nessa ocasião, setenta e quatro pessoas receberam o Certificado de Licença para estudar junto à Urasenke Foundation do Japão.
• 1955
Foram recebidas doações da Urasenke Foundation, que possibilitaram a construção da Sala de Chá Hakuei-an no terceiro andar da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. Desde 1954, o Grão-mestre Herdeiro visitou o Brasil por quatro vezes.
Após a formação da Associação Urasenke Brasil (shibu), anualmente, um professor-conferencista, enviado do Japão, permanecia no Brasil por cerca de dois meses, a fim de trabalhar na divulgação e aprimoramento do Chadô.
• 1955 a 1956
O Mestre Assistente Nagai Sôkei永井宗圭, foi enviado pela Urasenke Foundation para dedicar-se à difusão do Chadô no País.
• 1962
Uma sala de chá desmontável de dois tatames foi enviada pela Urasenke Foundation.
• Junho de 1964
O Grão-mestre Herdeiro Sen Sôkô 千宗興, sua esposa Tomiko 登三子e o Mestre Assistente Yokoyama Sôki 横山宗樹 chegaram ao Brasil para a realização da Cerimônia Sagrada de Oferecimento do Chá no Templo Higashi Hongan-ji, na época sob responsabilidade do monge provincial Fujii Susumu 藤井奏輪番.
Visita à sepultura de Kiyoshi Yamamoto 山本喜誉司 (primeiro presidente da Associação Urasenke Brasil) e realização da Cerimônia Sagrada de Oferecimento do Chá.
Em 19 de junho, o Grão-mestre Herdeiro Sen Sôkô 千宗興e sua esposa, realizaram uma palestra sobre a cultura japonesa no Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.
• 1965
O Grão-mestre Herdeiro Sen Sôkô 千宗興chegou ao Brasil para difundir a cultura do Chadô no Rio de Janeiro. Trouxe consigo uma Sala de Chá desmontável de quatro tatames e meio, posteriormente doada ao Centro de Estudos Japoneses da USP, em 1977.
• Julho de 1970
Cerimônia Comemorativa do 15º Aniversário da Associação Urasenke Brasil, no MASP. O Grão-mestre Sen Sôshitsu 千宗室, anteriormente denominado Sen Sôkô千宗興, e sua esposa, além do Mestre Naya Yoshiharu 納屋嘉治 e o Mestre Assistente Abe Sôsei 阿部宗正, visitaram o Brasil. Cerimônia Sagrada de Oferecimento do Chá na Catedral da Sé.
• 1978
A Sala de Chá Hakuei-an foi transferida do terceiro para o quarto andar da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. Em agosto do mesmo ano, a Urasenke Foundation enviou, ao Brasil, o Mestre Hayashi Sôkei林宗慶, como o primeiro Representante Oficial do Japão, a fim de intensificar a divulgação do Chadô. Foi criada a representação oficial no Brasil, como entidade jurídica, Centro de Chadô Urasenke do Brasil, que passou a se dedicar de fato à expansão do Chadô.
• Março de 1979
Demonstração de Chanoyu. Local: Esporte Clube Pinheiros em São Paulo.
• Setembro de 1979
Iniciou-se o Curso de Chadô para os alunos de pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP), por intermédio da professora Francesca Cavalliフランチェスカ・カバリー. Paralelamente, iniciou-se o curso extracurricular de Chadô no Centro de Estudos Japoneses – na época, sob a supervisão do diretor Teiichi Suzuki 鈴木悌一 ministrado até os dias atuais.
• Setembro de 1999
“Estética: Wabi – Dimensões Ocultas da Cultura Japonesa” – Exposição e Demonstração. Realização conjunta com a Fundação Japão. Local: Centro Cultural Fundação Japão.
• 2004
Diversas atividades aconteceram no México, Brasil, Peru e Argentina, como parte dos Eventos Comemorativos dos 50 anos de Difusão do Chadô Urasenke na América Latina.
Maio de 2025