- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Bunka Matsuri 2017 – A Festa da Cultura Japonesa

A Festa da Cultura Japonesa “Bunka Matsuri 2017”, organizado pelo Bunkyo, aconteceu de 20 a 28 de maio no Pavilhão Japonês e no Bunkyo também.

No dia 20 de maio, no Pavilhão Japonês foi realizada a Demonstração de Cerimônia do Chá e Degustação por membros do Centro de Chado Urasenke do Brasil, conduzido pela profa. Sôyû Yokobatake.  E nos dias 27 e 28, no Salão Nobre do Bunkyo teve a palestra do prof. Valderson Sôchi de Souza.

 

 

No presente ano, como um programa especial dos organizadores de Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social; e com a colaboração de oito entidades incluindo o Centro de Chado Urasenke do Brasil, foi realizado o “Desfile de Kimono”.  Da parte da Urasenke participaram nos grupos de cerimônia de ingresso à escola, das crianças no Shichi-go-san – Festival das crianças de 7, 5, 3 anos, kimono de cor lisa (muji), kimono semi-formal (hômongi), kimono elegante (tecido Oshima branco), roupa de trabalho de monge.

Dentro do show, teve também demonstração de chabana, flores para a Cerimônia do Chá.

 

* Fotos dos participantes da Urasenke

 

Final

Foram introduzidos 24 tipos de kimono, que vai desde o kimono de noiva, os tradicionais e modernos, a cortesã no traje de dança e os tradicionais de Okinawa: o bingata, de cores vibrantes e desenhos tropicais e o bashôfu, feito de fibra de banana.

Em seguida, teve o jantar especial preparado pelo chef Shin Koike, uma ocasião muito agradável dentro de um ambiente   harmonioso.

Julho de 2017

Veja também