- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Chakai em Encerramento ao Curso de Chadô da USP 2018

O Centro de Estudos Japoneses da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP organiza todo ano o evento Artes Tradicionais do Japão como parte do encerramento dos Cursos de Cerimônia do Chá e Ikebana, que acontecem na Casa de Cultura Japonesa.

Assim, no dia 1º de dezembro foi realizado o Chakai que, além das demonstrações de Cerimônia do Chá dos alunos iniciantes deste ano, teve também a palestra CHAWAN (tigelas): A história de sua utilização na Cerimônia do Chá, estilos e os inúmeros fornos do Japão, ministrado pelo mestre Sôichi Hayashi.

Os alunos escolheram como tema do chakai: 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, esta homenagem foi demonstrada nos doces preparados por eles mesmos, uma união de doces japonês e brasileiro: mizu-tsubuanosenbe de amendoim e bolo de água de coco com creme de matcha servidos no kaishi com dois grous, uma referência ao logo dos 110 anos. Essa homenagem também apareceu no chabana com a flor de jacarandá em um vaso de cerâmica japonesa. Os interessados em conhecer mais desta arte tradicional do Japão podem visitar o seguinte endereço: http://sce.fflch.usp.br/node/2130 onde encontrarão as informações do próximo curso que se iniciará no dia 16 de março de 2019.

Dezembro de 2018

Veja também

  • Bônenkai – Almoço de Confraternização de Fim de Ano

    No dia 14 de dezembro de 2018 (ano 30 da era Heisei) aconteceu o evento anual Bônenkai – almoço de confraternização de Fim de Ano-, no restaurante “Etto”, Jardins, São Paulo…
  • SÔTANKI

    A Cerimônia em Memória do Grão-Mestre Sôtan aconteceu no dia 25 de novembro de 2018, na Sala de Chá Hakuei-an. Após se fazer um minuto de silêncio em homenagem ao falecido Takeshi Mihara, que ativamente participava na Regional de Jandira, ...
  • Jovens seminaristas e seu contato com o Chanoyu

    Pela primeira vez jovens do Seminário de Formação Sacerdotal da Igreja Messiânica Mundial do Brasil participaram do programa Vivência por um dia do Caminho da Cerimônia do Chá. O grupo de dezessete seminaristas compareceram na sala de ...
  • “Reunião de Chá no incessante Cerrado” esplendidamente realizada no estado de Goiás

    No dia 12 de outubro realizou-se a Reunião de Chá no incessante Cerrado, na fazenda Honjo, em Anápolis, no estado de Goiás. O evento foi co-organizado pelo Centro de Chado Urasenke do Brasil (presidente Sôichi Hayashi) e o Atelier Honjo (de Masayuki Honjo), com o apoio da Embaixada do ...
  • Visita a Sala de Chá Hakuei-an por alunos da pós-graduação do Senac Aclimação

    O Centro de Chadô Urasenke do Brasil recebeu no dia 20 de outubro a visita de um grupo de 25 pessoas como parte da ação extensiva de pós-graduação do Senac Aclimação…