- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

HATSUDATE – SHINNENKAI

Cerimônia do Chá de Início do Ano e Almoço de Confraternização de
Ano Novo do Centro de Chadô Urasenke do Brasil – 2017

Em outubro do ano passado faleceu o príncipe Takahito Mikasa, pai de dona Masako Sen, esposa do atual Grão-mestre Sen Sôshitsu, por esse motivo, neste ano não foi realizado o Hatsugama na Urasenke de Kyoto.

No entanto, o Grão-mestre concedeu a permissão às associações Urasenke no exterior de realizar o evento. E aqui no Brasil, no dia 15 de janeiro a partir das 11h30 no Hotel Tívoli São Paulo, foi celebrado o Hatsudate – Shinnenkai, a Cerimônia do Chá de Início do Ano e o Almoço de Confraternização de Ano Novo. Foi um acontecimento grandioso que contou com a presença de mais de duzentas pessoas.

Participaram vários ilustres convidados como o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae; a presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Harumi Goya; o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Toshifumi Murata; o presidente da KENREN – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, Yasuo Yamada; o presidente da Enkyo – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Akeo Yogi; o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Yokio Oshiro, entre outros convidados.

O Hatsudate aconteceu com o mestre Sôichi Hayashi e após serem servidos o koicha (chá forte), os convidados foram conduzidos ao Shinnenkai para comemorar o Ano Novo iniciado pelas palavras de congratulações, almoço, sorteio, e atração artística.

A lembrancinha de mini vaso de flor foi uma proposta do professor Erisson, que escolheu o símbolo do horóscopo oriental, o galo de ouro “kane no tori 金の酉” que foi apreciado pelos convidados.

 

Fevereiro de 2017

Veja também

Última atualização

20/04/2024 - Relatório: 16 de março: Chakai na Japan House
01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá