- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Celebração do Ano Novo – Hatsudate e Shinnenkai

No dia 12 de janeiro de 2020, com o badalar dos sinos do Mosteiro de São Bento, se reuniram 121 pessoas para celebrar a Cerimônia do Chá de Início do Ano e o Almoço de Confraternização de Ano Novo do Centro de Chado Urasenke do Brasil.

A relação entre a Cerimônia do Chá e a Igreja Católica remonta à época de Sen Rikyu nos anos 1500. Tendo em conta esta afinidade, este ano, o evento foi realizado em um mosteiro católico.
Os arranjos de flores feitos por um de nossos membros decoraram o corredor, guiavam os convidados para o salão do evento.

Na Cerimônia do Chá de Início do Ano foram oferecidos os doces secos higashi, com o desenho do signo oriental deste ano do Rato, e o chá verde em pó usucha. A lembrancinha também foi decorada com o signo do zodíaco.

O coquetel aconteceu enquanto se escutava o canto gregoriano como música de fundo. Houve a saudação do representante do Centro de Chado Urasenke do Brasil, o Mestre Sôichi Hayashi, seguido das palavras do representante dos alunos do Centro de Chado Urasenke do Brasil e diretor geral da Fundação Japão em São Paulo, o senhor Sôshô Susaki e para o brinde, o presidente da Associação de Ikebana do Brasil e representante do Chado Urasenke Tankokai no Brasil, o prof. Erisson Sôson Thompson de Lima Jr. Logo ocorreu o sorteio de prêmios, apresentação de koto e shakuhachi, tornando-se em um lindo início de Ano Novo.

Após o encerramento, houve a visita guiada pelo Padre do mosteiro à Basílica Nossa Senhora da Assunção, Sala Papal e à Capela, e assim foi um dia de bastante aprendizado.

 

Janeiro de 2020

Veja também

  • 1º HARU MATSURI ORGANIZADO PELO BUNKYO

    1º HARU MATSURI ORGANIZADO PELO BUNKYO

    Como primeira tentativa neste ano, realizou-se o primeiro HARU MATSURI – Festival da Primavera, nos dias 25 e 26 de setembro, no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, em São Roque, propriedade da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa ...
  • Chakai online Conectando os Cinco Continentes do Mundo

    Chakai online Conectando os Cinco Continentes do Mundo

    No dia da abertura das Olimpíadas de Tokyo (23 de julho), aconteceu no âmbito do Tankosha Web, o “Chakai online Conectando os Cinco Continentes do Mundo – em inglês”. No formato de revezamento, cinco anfitriões ...
  • Bunka Matsuri – Experiência Cultural no Pavilhão Japonês

    Bunka Matsuri – Experiência Cultural no Pavilhão Japonês

    Como parte do Bunka Matsuri, foi realizado o Bunka Experience, no dia 16 de maio, no Pavilhão Japonês, um local que tem uma relação profunda com Urasenke…
  • HATSUDATE e SHINNENKAI 2021

    HATSUDATE e SHINNENKAI 2021

    Cerimônia do Chá de Início do Ano e a Celebração do Ano Novo 2021 ─ Por ocasião do Hatsudate e Shinnenkai – no início ─
  • Sôtanki e Cerimônia de kyojô hikitsugi

    Sôtanki e Cerimônia de kyojô hikitsugi

    No Brasil, a Cerimônia em Memória do Grão Mestre Sôtan (Sôtanki) do ano 2020 foi realizado, sem contratempos, no dia 22 de novembro na sala Hakuei-an e muitos membros receberam o kyojô…

Última atualização

01/10/2021 - Relatório: 1º HARU MATSURI ORGANIZADO PELO BUNKYO
01/10/2021 - Matéria Especial: Entrevista com o professor japonês Massao Daigo
01/09/2021 - 13. Fûryû – elegante, refinado… | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/09/2021 - 13. KAZE | Cantinho da Língua Japonesa
01/08/2021 - Plantas do Brasil – 4. Vitória-régia (Parte II) | Relatos de Cenas Brasileiras
01/08/2021 - Sumi – 1 | Mini conhecimentos sobre Chadô
01/06/2021 - 12. Mi ni shimu – Um modo profundo de sentir… | Wa no kokoro – O espírito japonês