- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Celebração do Ano Novo – Hatsudate e Shinnenkai

No dia 12 de janeiro de 2020, com o badalar dos sinos do Mosteiro de São Bento, se reuniram 121 pessoas para celebrar a Cerimônia do Chá de Início do Ano e o Almoço de Confraternização de Ano Novo do Centro de Chado Urasenke do Brasil.

A relação entre a Cerimônia do Chá e a Igreja Católica remonta à época de Sen Rikyu nos anos 1500. Tendo em conta esta afinidade, este ano, o evento foi realizado em um mosteiro católico.
Os arranjos de flores feitos por um de nossos membros decoraram o corredor, guiavam os convidados para o salão do evento.

Na Cerimônia do Chá de Início do Ano foram oferecidos os doces secos higashi, com o desenho do signo oriental deste ano do Rato, e o chá verde em pó usucha. A lembrancinha também foi decorada com o signo do zodíaco.

O coquetel aconteceu enquanto se escutava o canto gregoriano como música de fundo. Houve a saudação do representante do Centro de Chado Urasenke do Brasil, o Mestre Sôichi Hayashi, seguido das palavras do representante dos alunos do Centro de Chado Urasenke do Brasil e diretor geral da Fundação Japão em São Paulo, o senhor Sôshô Susaki e para o brinde, o presidente da Associação de Ikebana do Brasil e representante do Chado Urasenke Tankokai no Brasil, o prof. Erisson Sôson Thompson de Lima Jr. Logo ocorreu o sorteio de prêmios, apresentação de koto e shakuhachi, tornando-se em um lindo início de Ano Novo.

Após o encerramento, houve a visita guiada pelo Padre do mosteiro à Basílica Nossa Senhora da Assunção, Sala Papal e à Capela, e assim foi um dia de bastante aprendizado.

 

Janeiro de 2020

Veja também

Última atualização

20/04/2024 - Relatório: 16 de março: Chakai na Japan House
01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá