- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Hatsudate – Shinnenkai 2023

No dia 15 de janeiro, a partir das 10h, foi realizada no Hotel Rosewood, a Cerimônia do Chá de Início do Ano e a Celebração do Ano Novo – Hatsudate – Shinnenkai.

Na recepção foram colocados três guarda-chuvas vermelhões alinhados, e também arranjo de flores de orquídea (mukaebana), raquetes de madeira decorativas (hagoita), oferenda de dois bolos de arroz glutinoso decorados (kagami mochi), para dar boas-vindas aos convidados.

O Hatsudate aconteceu das 10h às 12h30. No espaço ao lado do tokonoma tinha o leque do ano do coelho, apropriado para este novo ano, e, na sala do chá, o rolo de caligrafia de Daisôshô Sen Genshitsu 『和気満高堂』 (waki kôdô ni mitsu) (uma atmosfera pacífica preenche a esplêndida sala), dependurado no biombo dourado, além do jogo de mesas e bancos washindana. O mizusashi octogonal de aço inoxidável, é da autoria de Yutaka Toyota. As sessões de Cerimônia do Chá foram realizadas por cinco pessoas. Os doces secos higashi, eram de arroz com o motivo auspicioso de pequeno martelo e doce prensado em forma de coelho.

Às 12h30, passamos para o Shinnenkai. Houve as saudações do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, do Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Renato Ishikawa, e de outros ilustres convidados, para logo o Presidente da Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, Toshio Ichikawa, fazer um brinde e dar início ao almoço.

O sorteio incluiu saquê, vinho, convites do empório Motchimu, taças de champanhe Baccarat, geta – tamancos de madeiras laqueados com a técnica nanako da Província de Aomori, cosméticos Shiseido, cerâmica de Hideko Honma, pintura de Yutaka Toyoda, entre outros.

A apresentação artística foi com o trio do grande saxofonista tenor brasileiro, Clayton Souza. O reflexo do gramado no vidro criou uma fantástica atmosfera, a fazer sentir como se estivéssemos ouvindo jazz na floresta.

Com os melhores votos para este ser também um ótimo ano, com o compromisso do plano anual de atividades, em clima amistoso encerrou-se o evento.

 

Fevereiro de 2023

Veja também

Última atualização

02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis
05/01/2024 - Relatório: Chakai da USP