- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

VISITA AO BRASIL POR ÔHI CHOZAEMON XI

CONSULADO-GERAL DO JAPÃO ORGANIZA CHAKAI E PALESTRA – 27 DE JANEIRO DE 2019

O Consulado-Geral do Japão em São Paulo (Cônsul-Geral Yasushi Noguchi) realizou, dia 27 domingo, na Japan House (JH) Cerimônia do Chá e uma palestra, para isto, convidou o Grão-mestre Ôhi Chozaemon XI (Toshio), 11ª Geração da família dedicada há 350 anos ao tradicional artesanato da cerâmica Ôhi. No evento Chawan Project, deu-se destaque a arte da cerâmica, reunindo artistas como Hideko Honma, Akinori Nakatani, da cidade de Mogi das Cruzes, e outros entusiastas ceramistas; e também estiveram presentes hoje escutando atentamente a palestra do Grão-Mestre Ôhi Chozaemon XI intitulada A ESPIRITUALIDADE QUE VIVE NA CERIMÔNIA DE CHÁ JAPONESA E NO KOGEI.

Na reunião do chá (chakai) participaram o diretor geral da Fundação Japão, Masaru Suzaki, que se apresentou trajado formalmente com jittoku (十徳), próprio do professor de Cerimônia do chá, também o apreciador da arte ceramista, Toru Iwasaki, Chieko Aoki, a ex-presidente da JH, Ângela Hirata; além dos representantes das principais organizações Nikkei (a presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Harumi Goya, o presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Akeo Uehara Yogui), o secretário-geral da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Fujiyoshi Hirata. A partir da experiência da produção de cerâmica, porcelana (componentes eletrônicos) [eles] formularam perguntas sobre a diferença na temperatura de sinterização da cerâmica, perfis de temperatura e controle e os ceramistas admiraram o fato de que a rachadura durante a sinterização poderia dar origem a esplêndidas obras de arte. (É de surpreender a profundidade da arte ao ver no chakai de hoje uma peça rachada, habilmente recuperada e transformada em um maravilhoso chawan).

Participar do Chakai, organizado junto com o Centro de Chado Urasenke do Brasil (presidente, Sôichi Hayashi e a vice-presidente, Sôen Hayashi), foi muito produtivo pelo fato de ter sido possível compreender o verdadeiro caminho do chá (chadô) do Japão e sua etiqueta. O médico e monge Ricardo Gonçalves Esteves e também a doutora Luciane Choppa do Valle recepcionaram preparando o chá. Deu para sentir que já há chegado o momento da expansão do chadô no Brasil.

(Extraído do site da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, em japonês)

 

 

Visita a Sala de Chá Hakuei-an por Ôhi Chozaemon XI – 29 de janeiro

Foi oferecido chá em um chawan, pelo qual, Ôhi Chozaemon XI tem muita afinidade, o doce principal era um doce caseiro e também foi providenciado um doce tradicional do nordeste do Brasil.

Permaneceu, sem pressa, no chashitsu brasileiro, e nós apreciamos esse momento agradável.

Fevereiro de 2019

Veja também

Última atualização

20/04/2024 - Relatório: 16 de março: Chakai na Japan House
01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá