- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

SÔTANKI

A Cerimônia em Memória do Grão-Mestre Sôtan aconteceu no dia 25 de novembro de 2018, na Sala de Chá Hakuei-an. Após se fazer um minuto de silêncio em homenagem ao falecido Takeshi Mihara, que ativamente participava na Regional de Jandira, realizou-se o Kûcha, Oferecimento de Chá em Memória do Grão-Mestre Sôtan, através das professoras Sôsei Takeda e Sôka Assakawa, seguido da Cerimônia de Recebimento de Kyojô Hikitsugi, licenças recebidas por 30 praticantes, pelas mãos do mestre Sôichi Hayashi, e outorga do chamei Sôka 宗歌 a Carmem Luci Conti Vieira.

Logo depois, na sala de oito tatames executaram-se as diversas Cerimônias de Chá em grupo – ShichijishikiKôtsuki kagestuKinin-kiyotsugu koicha tsuki kagetsuShazaKinin-kiyotsugu usucha kagetsuSetsugekkaNa sala principal teve koicha, chá forte; na sala secundária ofereceu-se usucha, chá fraco, com a estante Yoshino-dana; e, na sala de seis tatames, serviu-se tenshin, refeição leve.

Na sala de tenshin foi possível saborear uma refinada culinária japonesa, com iguarias de temática outonal; refeição servida na bandeja, com o agridoce sunomonosashimi, cozido nimono, peixe assado, acompanhado de arroz com castanha portuguesa (kuri-gohan).

Na sala usucha era indescritível o belo tom do doce de castanha kurichakin e o mizusashi mexicano, com desenhos ao estilo da civilização asteca, visto na estante Yoshino-dana.

Na sala koicha tinha-se o privilégio de admirar variados e preciosos utensílios, como o chawan e chashaku, enquanto se compartilhava uma tigela de chá.

 

Dezembro de 2018

Veja também

Última atualização

20/04/2024 - Relatório: 16 de março: Chakai na Japan House
01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá