- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

SÔTANKI

Em 24 de novembro de 2019 deu-se a Cerimônia em Memória do Grão-Mestre Sôtan (Sôtanki 宗旦忌), na Sala de Chá Hakuei-an.

Com o discurso de abertura do Sr. Renato Ishikawa, Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, teve início o evento, que contou com a presença de convidados como a Prof.ª Sôshun Ogata, de Londrina, e a Prof.ª Sômi Matsubara, do Rio de Janeiro. Também participaram outras pessoas vindas de Guatapará e Mogi das Cruzes.

O chá em memória do Grão-Mestre Sôtan (Kucha) foi oferecido pelo Prof. Klécio Sôwa Santos, auxiliado pela Prof.ª Haruko Sôsei Ogasawara. Em seguida, o Mestre Sôichi Hayashi, representante oficial da sede matriz da Urasenke, deu início à Cerimônia de Recebimento de Kyojô Hikitsugi, onde concedeu licenças a aproximadamente 30 praticantes e outorga do Junkyôju, licença de professoras associadas, a Iumi Sôyu Yokobatake e Norma Sôkei Perez.

Depois disso, o evento transcorreu em três salas.

Na sala de oito tatames executaram-se diversas Cerimônias de Chá em grupo – Shichijishiki: San’yûno-shikiHira-kagetsuShazaIchi-ni-san-no-shiki e Koichatsuki-kagetsu.

Na pequena sala de quatro tatames e meio foi servido o chá forte (koicha), com doces em forma de ginkgo.

Na outra sala, de seis tatames, experimentamos a hospitalidade do tenshin através da refeição caseira, cheia de sabor sazonal, que consistia em um tipo especial de sopa e três acompanhamentos (ichijû sansai 一汁三菜).

Na sala com cadeiras, ao estilo ocidental, tinha-se um ambiente de harmonioso frescor, através da combinação da tigela de vidro Giyaman, com a caldeira em forma de Monte Fuji (Fuji-gama), e o chá leve (usucha), servido com um doce, feito por um de nossos membros, que remete ao tema verão, em formato de gota de chuva, translúcido e refrescante devido à gelatina a base de alga usada em sua confecção.

 

Dezembro de 2019

Veja também

  • 10º Festival do Japão em Minas

    10º Festival do Japão em Minas

    Nos dias 3, 4 e 5 de março de 2023, o 10º Festival do Japão em Minas foi realizado, em Belo Horizonte, após três anos. Nossa equipe, formada de quatro membros de São Paulo, participou ...
  • Alunos da Escola Móbile na Sala Hakuei-an

    Alunos da Escola Móbile na Sala Hakuei-an

    No dia 8 de março, a Sala de Chá foi preparada com o tema alusivo ao Dia Internacional da Mulher e, também, ao Hinamatsuri – Festival das Meninas, ou das Bonecas, do dia 3 de ...
  • Toyota na Japan House

    Toyota na Japan House

    No dia 22 de março, quarta-feira, a concessionária T-Line da Toyota realizou um evento na Japan House, cujo tema do evento era “O que te move”…
  • Apresentação de Cerimônia do Chá na Recepção em Comemoração do Aniversário do Imperador do Japão

    O Imperador Reiwa completou 63 anos no dia 23 de fevereiro último, e para comemorar o seu aniversário, foi realizada uma recepção no dia 14 de fevereiro na residência oficial do Consulado-Geral do Japão em ...
  • Hatsudate – Shinnenkai 2023

    Hatsudate – Shinnenkai 2023

    No dia 15 de janeiro, a partir das 10h, foi realizada no Hotel Rosewood, a Cerimônia do Chá de Início do Ano e a Celebração do Ano Novo – Hatsudate – Shinnenkai…

Última atualização

01/06/2023 - 1. Junho (Outono)
01/06/2023 - 19. Mono-no-aware – Um sentimento de impermanência… | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/06/2023 - 19. KIN | Cantinho da Língua Japonesa
01/05/2023 - 6. Goma – gergelim
01/05/2023 - Plantas do Brasil 11. Ora-pro-nóbis | Relatos de Cenas Brasileiras
06/04/2023 - Relatório: 10º Festival do Japão em Minas
06/04/2023 - Relatório: Alunos da Escola Móbile na Sala Hakuei-an
06/04/2023 - Relatório: Toyota na Japan House
11/02/2023 - Relatório: Hatsudate – Shinnenkai 2023
01/02/2023 - | Mini conhecimentos sobre Chadô