- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Exibição do filme “SUNKA RAKU“

Na sala de conferências da Fundação Japão foi realizada, no dia 24 de setembro, a exibição do documentário mexicano SUNKA RAKU: Alegría evanescente (2015) mostrando parte da vida de Roberto Behar, presidente da Associação Mexicana de Urasenke.

Neste filme, a vida de Roberto Behar é apresentada através de entrevistas com o próprio Behar, amigos e conhecidos, junto a imagens das quatro estações do chashitsu, sala de chá construída em sua residência no México.

Muito interessante é sua história pessoal, contada de uma maneira franca pelos familiares, e extraordinário é seu gosto refinado ao reproduzir uma sala de chá com a cooperação do carpinteiro local, baseado apenas em fotografias de livros e desenhos explicativos. Além disso, é impressionante o fato de ter-se iniciado no chadô estimulado pela construção do chashitsu.

Especialmente para aqueles que participaram no México da Convenção Comemorativa dos 50 anos de Difusão do Chado Urasenke na América Latina, e que estiveram presentes nesta exibição, foi um momento de relembrar acontecimentos daquela época, o que tornou a reunião ainda mais interessante.

 

Link de referência do trailer do documentário SUNKA RAKU
https://youtu.be/N2uzBF__5WU

Outubro de 2018

Veja também