- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

O Brasil possui uma imensa costa litorânea com 7.491 km banhado pelo Oceano Atlântico, além de rios de grande extensão. O clima tropical favorece uma diversidade de ecossistemas e recursos naturais.

As cidades que fazem parte dessa costa litorânea são privilegiadas com praias e paisagens maravilhosas. Uma delas é Arraial d’Ajuda em Porto Seguro na Bahia, com praias paradisíacas, uma natureza exuberante e construções com um estilo único. É muito visitada por turistas do mundo inteiro, sendo considerada um ponto de encontro de escritores, músicos e artistas.

O nome Arraial d’Ajuda é de origem cristã e, no início, era Arraial de Nossa Senhora d’Ajuda em homenagem à santa padroeira. Mais tarde, o nome foi reduzido e oficialmente definido como Arraial d’Ajuda. Em 1550 foi construída a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda no centro da cidade.

Fonte: Portal Tripadvisor

A rua do Mucugê, onde se encontra o centro comercial com lojas e restaurantes, recebeu o apelido de “Rua mais charmosa do Brasil”, devido ao estilo arquitetônico, a variedade e o refinamento dos estabelecimentos.

Arraial d’Ajuda possui 8 praias, cada uma com características peculiares. Dentre elas vale mencionar a Praia do Mucugê, onde o mar é tranquilo por causa dos recifes, que formam piscinas naturais. Por ser próxima do centro, tem acesso fácil e recebe muitos visitantes e turistas. É também onde está localizado o parque aquático Eco Parque Arraial d’Ajuda.

Praia do Mucugê

Outra praia interessante é a Praia de Taípe, que é isolada por falésias de até 45m, mas com acesso para automóveis. A Lagoa Azul, localizada no centro dessa praia possui águas ricas em silicato de alumínio, substância utilizada em cosméticos, considerada ótima para a pele.

Os morros em tons de branco e vermelho se misturam e formam uma pintura natural, uma verdadeira obra da natureza.

Praia de Taípe

Agosto de 2022

Veja também

  • Plantas do Brasil - 7. Guaraná

    Plantas do Brasil – 7. Guaraná

    Ao falar em guaraná, a primeira coisa que vem à nossa mente é aquele famoso refrigerante em uma garrafa esverdeada ou na latinha verde com o desenho de um frutinho vermelho…
  • Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

    Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

    O Jacaranda, assim como a Bisnagueira – spathodea campanulata e o Flamboiã – delonix regia, é considerado uma entre as três árvores que possui a maior flor do mundo. Seu nome científico é Jacaranda mimosifolia (Bignoniaceae), ...
  • Plantas do Brasil – 5. Pau-Brasil

    Plantas do Brasil – 5. Pau-Brasil

    O Pau-Brasil é a árvore símbolo do Brasil, cuja madeira é nobre. Seu nome em tupi, ibirapitanga significa madeira vermelha. Em português, Pau-Brasil deriva da cor da resina vermelha contida na sua madeira. A palavra ...
  • Plantas do Brasil – 4. Vitória-régia (Parte II)

    Plantas do Brasil – 4. Vitória-régia (Parte II)

    Na primeira parte foram levantadas algumas características da Vitória-régia. Entre elas, a utilização na culinária, como a semente que estoura como a pipoca e tem sabor semelhante. Além da semente, o caule da Vitória-régia pode ...
  • Plantas do Brasil – 3. Vitória-régia (Parte I)

    Plantas do Brasil – 3. Vitória-régia (Parte I)

    Uma das flores exóticas brasileiras mais bonita que existe é a vitória-régia, sendo a maior planta aquática do mundo. É originária da Amazônia e possui uma folha grande em forma de círculo, podendo chegar até ...

Última atualização

01/08/2022 - Relatório: Edição Especial Comemorativa
01/08/2022 - 16. KI | Cantinho da Língua Japonesa
01/08/2022 - Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda | Relatos de Cenas Brasileiras
01/06/2022 - Hakuei-an News
01/06/2022 - 16. Yûgen | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/06/2022 - 2. Natsume
01/05/2022 - Plantas do Brasil – 7. Guaraná | Relatos de Cenas Brasileiras