- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Dia do Índio

Índios Parecis-haliti, Mato Grosso (Brasil)

O dia internacional do índio é comemorado em 9 de agosto.

No Brasil o dia do índio é celebrado em 19 de abril. Este dia foi escolhido em homenagem ao Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940.

Os povos indígenas brasileiros deram contribuições significativas para a cultura brasileira e mundial. O aproveitamento de várias plantas nativas, como feijão, amendoim, caju (fruta), urucum (usado como corante e condimento) e mandioca. Além do uso da rede de dormir, o costume do banho diário e as plantas medicinais são uma forte influência indígena na sociedade moderna.

Na língua portuguesa o legado é de cerca de 20 mil palavras de dialetos indígenas incorporadas ao vocabulário português.

Banco em formato de tatu (animal da fauna brasileira) em madeira: pau brasil

Em homenagem aos 110 Anos da Imigração Japonesa, acontece em São Paulo a Exposição Bancos Indígenas do Brasil.

A exposição conta com cerca de 70 peças de coleção BEI. Os bancos foram produzidos por povos de várias regiões do alto e baixo Xingu, sul da Amazônia, Centro-Oeste e Norte do Pará, Guianas e Nordeste Amazônico. Alguns são zoomórficos, representando animais da fauna brasileira.

A exposição acontece no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, até o início de agosto. E no Japão até meados de setembro deste ano.

Agosto de 2018

Veja também

  • Folia de Reis

    Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis celebra a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus. A origem está associada a uma tradição cristã portuguesa e espanhola, que se tornou tipicamente brasileira ao ...
  • O dia de Santa Teresinha

    Desta vez, apresentaremos Santa Teresinha, uma santa muito conhecida no mundo católico. Em sua honra e em gratidão por seus ensinamentos é realizada em São Paulo uma grande celebração, com diversas missas especialmente em 1º ...
  • Semana Santa

    Tradição religiosa católica que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.Inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressureição, no Domingo de Páscoa…
  • Iemanjá

    O nome Iemanjá originou dos termos “yèyé omo ejá “, do idioma africano Yorubá, que significa “mãe cujos filhos são como peixes”…
  • Capela do Cemitério da Consolação

    Finados

    O dia dos mortos ocorre em conexão com os feriados da igreja católica, nos dias 01 e 02 de novembro…