- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Iemanjá

Iemanjá

Iemanjá

O nome Iemanjá originou dos termos “yèyé omo ejá“, do idioma africano Yorubá, que significa “mãe cujos filhos são como peixes”.

No Brasil, a divindade é conhecida por vários nomes como Dandalumba, Dona Janaina, Inaé e etc. E devido o sincretismo religioso associado ao catolicismo como Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição e Virgem Maria.

Segundo historiadores, a festa de Iemanjá iniciou em 1923, quando um grupo de vinte e cinco pescadores resolveu oferecer presentes à “mãe das águas” para que ela pudesse solucionar o problema da escassez de peixes.

Muitos brasileiros são devotos de Iemanjá. Ela é a mãe de todos os orixás (divindades das religiões afro-brasileiras Candomblé e Umbanda). Iemanjá controla os mares, protege as famílias, os bebês e gestantes e é a padroeira de amores.

Na virada do Ano Novo os devotos de Iemanjá também festejam e fazem pedidos à divindade. O público em geral procura as diversas praias brasileiras, vestem trajes brancos e pulam sete ondas (influência da religião afro-brasileira).

Dois de fevereiro é o dia de Iemanjá, em Salvador (Bahia) realiza-se a maior festa popular do país em sua homenagem. Esta celebração envolve anualmente milhares de pessoas vestidas de branco, que seguem em procissão até o templo localizado na praia do Rio Vermelho.

Os devotos geralmente oferecem flores brancas, velas, perfume, espelho, bebida e alimentos como peixe de água salgada, manjar (pudim doce de coco) e melancia.

Esses presentes são lançados ao mar ou colocados em barcos pequenos de isopor ou madeira. Grandes procissões de barcos pesqueiros também são feitas neste dia.

Na cidade de Cidreira (Rio Grande do Sul), encontra-se a maior imagem de Iemanjá do Brasil, com 8,30m de altura, esculpida em cimento.

 

Fevereiro de 2018

Veja também

  • Folia de Reis

    Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis celebra a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus. A origem está associada a uma tradição cristã portuguesa e espanhola, que se tornou tipicamente brasileira ao ...
  • O dia de Santa Teresinha

    Desta vez, apresentaremos Santa Teresinha, uma santa muito conhecida no mundo católico. Em sua honra e em gratidão por seus ensinamentos é realizada em São Paulo uma grande celebração, com diversas missas especialmente em 1º ...
  • Dia do Índio

    O dia internacional do índio é comemorado em 9 de agosto.No Brasil o dia do índio é celebrado em 19 de abril. Este dia foi escolhido em homenagem ao Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em ...
  • Semana Santa

    Tradição religiosa católica que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.Inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressureição, no Domingo de Páscoa…
  • Capela do Cemitério da Consolação

    Finados

    O dia dos mortos ocorre em conexão com os feriados da igreja católica, nos dias 01 e 02 de novembro…