- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Independência do Brasil

Riacho Ipiranga

Riacho Ipiranga

O dia da Pátria ou da Independência do Brasil ou, também conhecido como, sete se setembro é um feriado nacional brasileiro celebrado em 7 de setembro.

Neste dia, em 1822, às margens do Riacho Ipiranga, em São Paulo, o Príncipe Regente D. Pedro, ao receber uma correspondência da Corte, teria proclamado o chamado “Grito de Independência”, à frente de sua escolta: “Independência ou Morte!” . O fato marcou o fim do domínio da coroa portuguesa sobre o território colonial brasileiro.

Na cidade de São Paulo, foi inaugurado em 1988, no bairro do Ipiranga o Parque da Independência, que faz parte do patrimônio histórico nacional brasileiro. Abriga o Museu do Ipiranga (com acervo de objetos, mobiliário e obras de arte), o Monumento à Independência (onde os restos mortais de D. Pedro e da primeira e segunda imperatrizes estão na cripta interna), jardim (inspirado no jardim de Versalhes, França), e a Casa do Grito.

Museu Ipiranga

Museu Ipiranga

Monumento a Independência

Monumento a Independência

No Brasil, o dia da Pátria é marcado por desfiles patrióticos na maioria das cidades brasileiras. O mais famoso deles ocorre em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, com a presença do Presidente da República.

No exterior, na cidade de Nova York, o dia da Pátria é conhecido como Brazilian Day. O ponto central do evento é um show com a participação de cantores famosos do Brasil.

Em 2003, o Brazilian Day se expandiu para outras cidades como Toronto, Tokyo e Londres.

Desfile patriótico – Brasil

Desfile patriótico – Brasil

Brazilian Day – Nova York

Brazilian Day – Nova York

Agosto de 2016

Veja também

  • Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    O Brasil possui uma imensa costa litorânea com 7.491 km banhado pelo Oceano Atlântico, além de rios de grande extensão. O clima tropical favorece uma diversidade de ecossistemas e recursos naturais…
  • Plantas do Brasil - 7. Guaraná

    Plantas do Brasil – 7. Guaraná

    Ao falar em guaraná, a primeira coisa que vem à nossa mente é aquele famoso refrigerante em uma garrafa esverdeada ou na latinha verde com o desenho de um frutinho vermelho…
  • Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

    Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

    O Jacaranda, assim como a Bisnagueira – spathodea campanulata e o Flamboiã – delonix regia, é considerado uma entre as três árvores que possui a maior flor do mundo. Seu nome científico é Jacaranda mimosifolia (Bignoniaceae), ...
  • Plantas do Brasil – 5. Pau-Brasil

    Plantas do Brasil – 5. Pau-Brasil

    O Pau-Brasil é a árvore símbolo do Brasil, cuja madeira é nobre. Seu nome em tupi, ibirapitanga significa madeira vermelha. Em português, Pau-Brasil deriva da cor da resina vermelha contida na sua madeira. A palavra ...
  • Plantas do Brasil – 4. Vitória-régia (Parte II)

    Plantas do Brasil – 4. Vitória-régia (Parte II)

    Na primeira parte foram levantadas algumas características da Vitória-régia. Entre elas, a utilização na culinária, como a semente que estoura como a pipoca e tem sabor semelhante. Além da semente, o caule da Vitória-régia pode ...

Última atualização

01/08/2022 - Relatório: Edição Especial Comemorativa
01/08/2022 - 16. KI | Cantinho da Língua Japonesa
01/08/2022 - Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda | Relatos de Cenas Brasileiras
01/06/2022 - Hakuei-an News
01/06/2022 - 16. Yûgen | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/06/2022 - 2. Natsume
01/05/2022 - Plantas do Brasil – 7. Guaraná | Relatos de Cenas Brasileiras