- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Plantas do Brasil – 2. Lágrima de Cristo

A série “Plantas do Brasil” está de volta!

A partir deste ano retomaremos esta página.

O título “Plantas do Brasil” nos remete às plantas nativas do nosso país, mas a quantidade existente não é assim tão relevante. Contudo, o clima e o solo do Brasil propiciam o cultivo da maioria das plantas do mundo inteiro, e proporcionam um deleite maravilhoso com a variedade de flores, que desabrocham o ano inteiro em cada estação.

Dentre elas pode haver as que sejam adequadas para a chabana. Vamos experimentar e apreciar?

Apresentaremos hoje a planta “Lágrima de Cristo”.

É uma planta trepadeira originária da África, que encontrou no Brasil um clima semelhante ao de sua terra natal e propício ao seu desenvolvimento. Suas folhas são ovaladas, verde-escuras e possui nervuras aparentes. As flores têm um formato peculiar e, provavelmente algum botânico ligou a forma delas ao possível formato das lágrimas de Jesus Cristo durante a crucificação. É formada por cálices brancos que sustentam as pétalas vermelhas. Há também as que possuem os cálices rosados.

Seu nome científico é Clerodendrum thomsoniae, que em grego significa “árvore do destino”. Pertence à família angiospermae, mas antes foi considerada da família verbenaceae. No Japão é conhecida como Genpei Kazura, cujo nome faz alusão à batalha entre os clãs Minamoto, cuja bandeira era na cor branca, e Taira, bandeira vermelha.

Não tolera geadas e mudanças bruscas de temperatura, sendo indicada para regiões com temperaturas amenas e com alta umidade relativa do ar. Caso não haja umidade o suficiente, as regas precisam ter frequência diária, principalmente, em dias quentes.

A lágrima de cristo floresce o ano todo, principalmente na Primavera e no Verão. É perfeita para compor cercas vivas em treliças e grades, jardins suspensos em pergolados e até em vasos pendurados.

Fevereiro de 2021

Veja também

  • Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    O Brasil possui uma imensa costa litorânea com 7.491 km banhado pelo Oceano Atlântico, além de rios de grande extensão. O clima tropical favorece uma diversidade de ecossistemas e recursos naturais…
  • Plantas do Brasil - 7. Guaraná

    Plantas do Brasil – 7. Guaraná

    Ao falar em guaraná, a primeira coisa que vem à nossa mente é aquele famoso refrigerante em uma garrafa esverdeada ou na latinha verde com o desenho de um frutinho vermelho…
  • Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

    Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

    O Jacaranda, assim como a Bisnagueira – spathodea campanulata e o Flamboiã – delonix regia, é considerado uma entre as três árvores que possui a maior flor do mundo. Seu nome científico é Jacaranda mimosifolia (Bignoniaceae), ...
  • Plantas do Brasil – 5. Pau-Brasil

    Plantas do Brasil – 5. Pau-Brasil

    O Pau-Brasil é a árvore símbolo do Brasil, cuja madeira é nobre. Seu nome em tupi, ibirapitanga significa madeira vermelha. Em português, Pau-Brasil deriva da cor da resina vermelha contida na sua madeira. A palavra ...
  • Plantas do Brasil – 4. Vitória-régia (Parte II)

    Plantas do Brasil – 4. Vitória-régia (Parte II)

    Na primeira parte foram levantadas algumas características da Vitória-régia. Entre elas, a utilização na culinária, como a semente que estoura como a pipoca e tem sabor semelhante. Além da semente, o caule da Vitória-régia pode ...

Última atualização

01/08/2022 - Relatório: Edição Especial Comemorativa
01/08/2022 - 16. KI | Cantinho da Língua Japonesa
01/08/2022 - Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda | Relatos de Cenas Brasileiras
01/06/2022 - Hakuei-an News
01/06/2022 - 16. Yûgen | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/06/2022 - 2. Natsume
01/05/2022 - Plantas do Brasil – 7. Guaraná | Relatos de Cenas Brasileiras