Plantas do Brasil – 1. Quaresmeira
Iniciaremos a partir de agora, como primeira tentativa, a apresentação das plantas do Brasil que se desenvolvem nesta rica e abundante natureza existente no Brasil.
E entre elas, poderão ser encontradas flores apreciadas pelos praticantes do chá para ornar a sala de Cerimônia do Chá.
Aguardem, por favor!
Nota da Redação
As Plantas do Brasil – Quaresmeira
O Brasil é um país especial e, graças às suas dimensões continentais, possui uma fauna e uma flora distintas do resto do planeta. Seus biomas apresentam características únicas e permitem que até hoje novas espécies de animais e plantas sejam encontrados e classificados.
Muitas plantas nativas do Brasil apresentam belas flores e podem ser utilizadas para a criação de chabanas para as cerimônias de chá que são aqui realizadas. As espécies botânicas acompanham o ritmo das estações e vamos falar de uma delas que floresce no outono brasileiro.
Uma espécie nativa da Mata Atlântica brasileira, que floresce desde o começo da estação, é a Quaresmeira (Tibouchina granulosa). Seu nome popular é devido à cor das flores e época de floração no período da Quaresma (período de quarenta dias entre o Carnaval e a Páscoa). Ela possui flores roxas, e existe também a espécie com flores rosadas e com flores brancas.
A quaresmeira é uma árvore pioneira, rústica e fácil de cultivar, mesmo em solos pobres; esta espécie aprecia o clima tropical e subtropical, tolerando bem o frio moderado.
Mesmo quando não está em flor, a quaresmeira é ornamental. Sua copa é de cor verde escura, com formato arredondado. Seu porte geralmente é pequeno a médio, podendo atingir de 8 a 12 metros de altura. O tronco tem o diâmetro de 30 a 40 cm. A quaresmeira tem um período de vida de 60 a 70 anos. Ela é encontrada em abundância nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Junho de 2019