- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Ano Novo ou Réveillon

Réveillon (termo derivado da palavra francesa réveiller, que significa acordar) é comemorado na passagem do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro.

Na véspera, os brasileiros vestem roupa branca, crença que vem da religião africana.

O céu fica iluminado com os fogos de artifício, as garrafas de vinho espumante são abertas e deseja-se “Feliz Ano Novo” aos familiares e amigos. Na ceia do Ano Novo, degustam principalmente, assados de porco ou peixe (animais que trazem sorte porque sempre caminham para frente), lentilha (fartura e fortuna), sete sementes de romã (guardam na carteira até o ano seguinte para atrair sorte e dinheiro). Nozes, castanha e damasco (fartura) e uva (prosperidade).

Nas praias, muitas pessoas pulam sete ondas e fazem sete pedidos, o ritual homenageia Iemanjá (Divindade africana).

A comunidade nipônica de São Paulo comemora todos os anos, no dia 31 de dezembro, no Bairro Oriental da Liberdade, O “Moti Tsuki Matsuri” (Festival do bolinho da Prosperidade). No evento realizado ano passado foi utilizado 2.000 kg de arroz para preparar “moti” (bolinho de arroz) e tigelas de “ozoni” (sopa com moti), que foram distribuídas gratuitamente ao público.

Janeiro de 2017

Veja também

  • Cenas Brasileiras 10. Cambucá

    Cenas Brasileiras 10. Cambucá

    Cambucá, também conhecida com os nomes Cambucaba, Cambricó e Cambicá é uma árvore nativa da região da Mata Atlântica dos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. É uma planta ...
  • Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier

    Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier

    Há um fato interessante sobre São Francisco Xavier (1506-1552) também conhecido como “São Paulo do Oriente”, que é o nome dessa pequena cidade. Ele era um jesuíta fervoroso, cofundador da Companhia de Jesus, e após ...
  • Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    O Brasil possui uma imensa costa litorânea com 7.491 km banhado pelo Oceano Atlântico, além de rios de grande extensão. O clima tropical favorece uma diversidade de ecossistemas e recursos naturais…
  • Plantas do Brasil - 7. Guaraná

    Plantas do Brasil – 7. Guaraná

    Ao falar em guaraná, a primeira coisa que vem à nossa mente é aquele famoso refrigerante em uma garrafa esverdeada ou na latinha verde com o desenho de um frutinho vermelho…
  • Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

    Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

    O Jacaranda, assim como a Bisnagueira – spathodea campanulata e o Flamboiã – delonix regia, é considerado uma entre as três árvores que possui a maior flor do mundo. Seu nome científico é Jacaranda mimosifolia (Bignoniaceae), ...

Última atualização

01/02/2023 - | Mini conhecimentos sobre Chadô
01/02/2023 - Cenas Brasileiras 10. Cambucá | Relatos de Cenas Brasileiras
11/12/2022 - Relatório: Sôtanki Chakai 2022
11/12/2022 - Relatório: Alunos do Colégio Santo Ivo visitam
01/12/2022 - 18. TSUCHI | Cantinho da Língua Japonesa
01/12/2022 - 18. Hisureba Hana – Se guardada em segredo, flor! | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/11/2022 - 4. Gengibre