- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Bumba-meu-boi

Boi-bumbá de Parintins (Amazonas)

O Bumba-meu-boi ou Boi-Bumbá é comemorado no dia 30 de junho com diversas celebrações pelo país.
A festa é uma manifestação típica do folclore brasileiro; abrange tradições africanas, indígenas, europeias, e principalmente, as festas religiosas católicas e ao período de festas juninas.
A palavra “Bumba”, do nome Bumba-meu-boi é o som da pancada do chifre do boi, ou seja, Chifra meu boi. Onde o boi é a personagem principal da festa.
O enredo da dança do Bumba-meu-Boi conta a história de Pai Francisco, um escravo que, para saciar o desejo de sua esposa grávida por língua de boi, matou o gado de estimação do senhor de engenho. Quando o senhor descobre a morte, convoca pajés e curandeiros para ressuscitar o animal. O boi volta à vida e a comunidade festeja.
Embora registrado pela primeira vez em Pernambuco no século dezoito, as maiores festas são nos estados do Maranhão e Amazonas.
A festa do Bumba-meu-Boi maranhense recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o título de Patrimônio Cultural do Brasil.
Atualmente, existem quase cem grupos de Bumba-meu-boi no Maranhão subdivididos em sotaques. Cada sotaque tem características próprias que se manifestam nas roupas, nas escolhas dos instrumentos, no tipo de cadência da música e nas coreografias.

 

Bumba-meu-boi (Maranhão)

Maio de 2017

Veja também

  • Folia de Reis

    Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis celebra a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus. A origem está associada a uma tradição cristã portuguesa e espanhola, que se tornou tipicamente brasileira ao ...
  • O dia de Santa Teresinha

    Desta vez, apresentaremos Santa Teresinha, uma santa muito conhecida no mundo católico. Em sua honra e em gratidão por seus ensinamentos é realizada em São Paulo uma grande celebração, com diversas missas especialmente em 1º ...
  • Dia do Índio

    O dia internacional do índio é comemorado em 9 de agosto.No Brasil o dia do índio é celebrado em 19 de abril. Este dia foi escolhido em homenagem ao Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em ...
  • Semana Santa

    Tradição religiosa católica que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.Inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressureição, no Domingo de Páscoa…
  • Iemanjá

    O nome Iemanjá originou dos termos “yèyé omo ejá “, do idioma africano Yorubá, que significa “mãe cujos filhos são como peixes”…