- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Bumba-meu-boi

Boi-bumbá de Parintins (Amazonas)

O Bumba-meu-boi ou Boi-Bumbá é comemorado no dia 30 de junho com diversas celebrações pelo país.
A festa é uma manifestação típica do folclore brasileiro; abrange tradições africanas, indígenas, europeias, e principalmente, as festas religiosas católicas e ao período de festas juninas.
A palavra “Bumba”, do nome Bumba-meu-boi é o som da pancada do chifre do boi, ou seja, Chifra meu boi. Onde o boi é a personagem principal da festa.
O enredo da dança do Bumba-meu-Boi conta a história de Pai Francisco, um escravo que, para saciar o desejo de sua esposa grávida por língua de boi, matou o gado de estimação do senhor de engenho. Quando o senhor descobre a morte, convoca pajés e curandeiros para ressuscitar o animal. O boi volta à vida e a comunidade festeja.
Embora registrado pela primeira vez em Pernambuco no século dezoito, as maiores festas são nos estados do Maranhão e Amazonas.
A festa do Bumba-meu-Boi maranhense recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o título de Patrimônio Cultural do Brasil.
Atualmente, existem quase cem grupos de Bumba-meu-boi no Maranhão subdivididos em sotaques. Cada sotaque tem características próprias que se manifestam nas roupas, nas escolhas dos instrumentos, no tipo de cadência da música e nas coreografias.

 

Bumba-meu-boi (Maranhão)

Maio de 2017

Veja também

  • Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier

    Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier

    Há um fato interessante sobre São Francisco Xavier (1506-1552) também conhecido como “São Paulo do Oriente”, que é o nome dessa pequena cidade. Ele era um jesuíta fervoroso, cofundador da Companhia de Jesus, e após ...
  • Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    O Brasil possui uma imensa costa litorânea com 7.491 km banhado pelo Oceano Atlântico, além de rios de grande extensão. O clima tropical favorece uma diversidade de ecossistemas e recursos naturais…
  • Plantas do Brasil - 7. Guaraná

    Plantas do Brasil – 7. Guaraná

    Ao falar em guaraná, a primeira coisa que vem à nossa mente é aquele famoso refrigerante em uma garrafa esverdeada ou na latinha verde com o desenho de um frutinho vermelho…
  • Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

    Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

    O Jacaranda, assim como a Bisnagueira – spathodea campanulata e o Flamboiã – delonix regia, é considerado uma entre as três árvores que possui a maior flor do mundo. Seu nome científico é Jacaranda mimosifolia (Bignoniaceae), ...
  • Plantas do Brasil – 5. Pau-Brasil

    Plantas do Brasil – 5. Pau-Brasil

    O Pau-Brasil é a árvore símbolo do Brasil, cuja madeira é nobre. Seu nome em tupi, ibirapitanga significa madeira vermelha. Em português, Pau-Brasil deriva da cor da resina vermelha contida na sua madeira. A palavra ...

Última atualização

01/12/2022 - 18. Hisureba Hana – Se guardada em segredo, flor! | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/11/2022 - 4. Gengibre
01/11/2022 - Relatório: 2º HARU MATSURI ORGANIZADO PELO BUNKYO
01/10/2022 - Relatório: Cerimônia do Chá no showroom de DonaFlor
01/10/2022 - Relatório: Alunos de Rio de Janeiro visitam Hakuei-an
01/09/2022 - 17. Jo-Ha-Kyû | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/09/2022 - 17. HI | Cantinho da Língua Japonesa