- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

6. Algumas dicas saborosas [Forma de tostar algas secas e o tempero para bonito (katsuo) e cavala (aji)]

Desta vez, vamos ensinar como tostar algas secas e temperos, que ficam deliciosos!

 

COMO TOSTAR ALGAS SECAS

As algas secas (nori) podem ser apresentadas como tostadas (yakinori) ou então como aquelas que são vendidas dobradas, com o anverso (lado frontal) na parte externa (é o lado brilhante) e o verso na parte interna (lado áspero). 

O nori é tostado antes de ser usado para ressaltar seu aroma e cor.  Para tostá-lo, basta juntar duas folhas unindo-as pelo lado áspero e deslizá-las na grelha. Recomenda-se este método, pois assim se conserva mais a umidade e evita que as folhas fiquem chamuscadas e se quebrem, evitando desperdícios. Além disso, deixando o lado liso para fora, as algas deslizam mais facilmente sobre a grelha.

 FutomakizushiA propósito, não se deve tostar o nori quando for usado para futomakizushi (sushi enrolado grosso). A parte deliciosa no futomakizushi é o nori e o sabor gostoso dos diversos recheios do arroz de sushi. Também não é necessário assá-lo, mas apenas deixar futomakizushi descansar por um tempo antes de servir-se.

 

O TEMPERO ADEQUADO PARA BONITO E CAVALA É O GENGIBRE

Tanto o wasabi quanto o gengibre são usados com frequência como tempero para sashimi e sushi.  No entanto, há uma diferença entre eles. O gengibre é mais apropriado quando o alimento tem odor intenso e forte cheiro de peixe, pois ele inibe este aroma. Já a ação do wasabi é diferente: seu sabor picante paralisa momentaneamente os sentidos do paladar e do olfato – ou seja, ele inibe o sentido e não o cheiro do peixe em si. É por isso que se sente cheiro de peixe quando o wasabi não faz efeito.

Abril de 2016

Veja também

Última atualização

01/08/2022 - Relatório: Edição Especial Comemorativa
01/08/2022 - 16. KI | Cantinho da Língua Japonesa
01/08/2022 - Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda | Relatos de Cenas Brasileiras
01/06/2022 - Hakuei-an News
01/06/2022 - 16. Yûgen | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/06/2022 - 2. Natsume
01/05/2022 - Plantas do Brasil – 7. Guaraná | Relatos de Cenas Brasileiras