- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Carnaval

     A palavra tem origem do latim “carna vale” que significa “adeus a carne”.
     O Carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo.
     É uma data móvel, celebrada na terça-feira anterior a quarta-feira de cinzas, ou seja, quarenta e sete dias antes da Páscoa.
      O Carnaval iniciou com as festividades portuguesas (Entrudo), europeias (bailes a fantasia), agregadas ao folclore indígena e a cultura africana.
      No período do Carnaval, os foliões vão aos bailes, concursos de fantasias e aos desfiles de escolas de samba. Os bailes ocorrem nos hotéis e clubes, geralmente com bandas ao vivo, durante os cinco dias de festa. No domingo é a matinê para as crianças.
     Os concursos de fantasias é um evento tradicional e foram inspirados no carnaval de Veneza. As categorias são originalidade e luxo. Há registros de uma fantasia de luxo pesando em torno de setenta quilos.
     O desfile de escolas de samba mais tradicional ocorre no Rio de Janeiro, na passarela do samba, Marquês de Sapucaí e outros desfiles importantes acontecem em outros estados, como em São Paulo. Essas festividades são realizadas simultaneamente em todo o país.
     Em 2015, uma das escolas de samba de São Paulo, “Águia de Ouro”, homenageou os 120 anos do tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e  Japão (120 anos do Estabelecimento das Relações Diplomáticas Brasil-Japão). Os destaques foram o carro alegórico, que veio diretamente do Japão, dividido em quinze containers; a participação de seiscentos japoneses e descendentes, e principalmente, a presença do ex- jogador de futebol Zico, que foi por muitos anos técnico no Japão.

Fevereiro de 2016

Veja também

  • Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    O Brasil possui uma imensa costa litorânea com 7.491 km banhado pelo Oceano Atlântico, além de rios de grande extensão. O clima tropical favorece uma diversidade de ecossistemas e recursos naturais…
  • Plantas do Brasil - 7. Guaraná

    Plantas do Brasil – 7. Guaraná

    Ao falar em guaraná, a primeira coisa que vem à nossa mente é aquele famoso refrigerante em uma garrafa esverdeada ou na latinha verde com o desenho de um frutinho vermelho…
  • Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

    Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

    O Jacaranda, assim como a Bisnagueira – spathodea campanulata e o Flamboiã – delonix regia, é considerado uma entre as três árvores que possui a maior flor do mundo. Seu nome científico é Jacaranda mimosifolia (Bignoniaceae), ...
  • Plantas do Brasil – 5. Pau-Brasil

    Plantas do Brasil – 5. Pau-Brasil

    O Pau-Brasil é a árvore símbolo do Brasil, cuja madeira é nobre. Seu nome em tupi, ibirapitanga significa madeira vermelha. Em português, Pau-Brasil deriva da cor da resina vermelha contida na sua madeira. A palavra ...
  • Plantas do Brasil – 4. Vitória-régia (Parte II)

    Plantas do Brasil – 4. Vitória-régia (Parte II)

    Na primeira parte foram levantadas algumas características da Vitória-régia. Entre elas, a utilização na culinária, como a semente que estoura como a pipoca e tem sabor semelhante. Além da semente, o caule da Vitória-régia pode ...

Última atualização

01/09/2022 - 17. Jo-Ha-Kyû | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/09/2022 - 17. HI | Cantinho da Língua Japonesa
01/08/2022 - Relatório: Edição Especial Comemorativa
01/08/2022 - 16. KI | Cantinho da Língua Japonesa
01/08/2022 - Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda | Relatos de Cenas Brasileiras
01/06/2022 - Hakuei-an News