- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Festas Juninas

As Festas Juninas surgiram nos países europeus católicos e foram chamadas de “Joaninas” em homenagem ao santo católico São João.

A princípio, comemorava-se apenas a festa de São João, no dia 24. Como os santos São Pedro, dia 29, e Santo Antônio, dia 13, também eram homenageados no mês de junho, foram incorporados às Festas Juninas.

As festas fazem parte do folclore brasileiro, com as fogueiras, bandeiras coloridas, barracas de comidas típicas, e as danças populares de quadrilha.

Apesar de todo o Brasil comemorar as Festas Juninas, é na Região Nordeste que elas são difundidas. Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, são cidades famosas por suas festas e concursos de quadrilha.

Pamonha,  maçã do amor, curau, etc.

Pamonha, maçã do amor, curau, etc.

 As comidas típicas são a pamonha (doce à base de milho embrulhado na palha de milho), curau (pudim doce de milho), paçoca (doce com amendoim moído), arroz doce (com leite e canela em pó) e quentão (bebida adocicada quente com pinga, gengibre e especiarias) para aquecer as noites frias de inverno.
Além das comidas típicas; maçã do amor, algodão doce e pipoca não podem faltar.

Nas escolas, as crianças comemoram a festa dançando a quadrilha e participando de brincadeiras e jogos como a pescaria de peixes artificiais e o jogo de argola, que oferecem prêmios ao vencedor.

 

Junho de 2016

Veja também

  • Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier

    Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier

    Há um fato interessante sobre São Francisco Xavier (1506-1552) também conhecido como “São Paulo do Oriente”, que é o nome dessa pequena cidade. Ele era um jesuíta fervoroso, cofundador da Companhia de Jesus, e após ...
  • Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    O Brasil possui uma imensa costa litorânea com 7.491 km banhado pelo Oceano Atlântico, além de rios de grande extensão. O clima tropical favorece uma diversidade de ecossistemas e recursos naturais…
  • Plantas do Brasil - 7. Guaraná

    Plantas do Brasil – 7. Guaraná

    Ao falar em guaraná, a primeira coisa que vem à nossa mente é aquele famoso refrigerante em uma garrafa esverdeada ou na latinha verde com o desenho de um frutinho vermelho…
  • Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

    Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

    O Jacaranda, assim como a Bisnagueira – spathodea campanulata e o Flamboiã – delonix regia, é considerado uma entre as três árvores que possui a maior flor do mundo. Seu nome científico é Jacaranda mimosifolia (Bignoniaceae), ...
  • Plantas do Brasil – 5. Pau-Brasil

    Plantas do Brasil – 5. Pau-Brasil

    O Pau-Brasil é a árvore símbolo do Brasil, cuja madeira é nobre. Seu nome em tupi, ibirapitanga significa madeira vermelha. Em português, Pau-Brasil deriva da cor da resina vermelha contida na sua madeira. A palavra ...

Última atualização

01/12/2022 - 18. Hisureba Hana – Se guardada em segredo, flor! | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/11/2022 - 4. Gengibre
01/11/2022 - Relatório: 2º HARU MATSURI ORGANIZADO PELO BUNKYO
01/10/2022 - Relatório: Cerimônia do Chá no showroom de DonaFlor
01/10/2022 - Relatório: Alunos de Rio de Janeiro visitam Hakuei-an
01/09/2022 - 17. Jo-Ha-Kyû | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/09/2022 - 17. HI | Cantinho da Língua Japonesa