- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Festas Juninas

As Festas Juninas surgiram nos países europeus católicos e foram chamadas de “Joaninas” em homenagem ao santo católico São João.

A princípio, comemorava-se apenas a festa de São João, no dia 24. Como os santos São Pedro, dia 29, e Santo Antônio, dia 13, também eram homenageados no mês de junho, foram incorporados às Festas Juninas.

As festas fazem parte do folclore brasileiro, com as fogueiras, bandeiras coloridas, barracas de comidas típicas, e as danças populares de quadrilha.

Apesar de todo o Brasil comemorar as Festas Juninas, é na Região Nordeste que elas são difundidas. Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, são cidades famosas por suas festas e concursos de quadrilha.

Pamonha,  maçã do amor, curau, etc.

Pamonha, maçã do amor, curau, etc.

 As comidas típicas são a pamonha (doce à base de milho embrulhado na palha de milho), curau (pudim doce de milho), paçoca (doce com amendoim moído), arroz doce (com leite e canela em pó) e quentão (bebida adocicada quente com pinga, gengibre e especiarias) para aquecer as noites frias de inverno.
Além das comidas típicas; maçã do amor, algodão doce e pipoca não podem faltar.

Nas escolas, as crianças comemoram a festa dançando a quadrilha e participando de brincadeiras e jogos como a pescaria de peixes artificiais e o jogo de argola, que oferecem prêmios ao vencedor.

 

Junho de 2016