- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Finados

O dia dos mortos ocorre em conexão com os feriados da igreja católica, nos dias 01 e 02 de novembro.

O dia de “Todos os Santos” (primeiro de novembro), é celebrado em honra de todos os mártires. E o dia 02 é dedicado aos fiéis finados.

O Monge Benedito Odilo (ou Odilon), em Borgonha, instituiu a obrigatoriedade de rezar pelos mortos em 02 de novembro de 998.

No feriado de finados, milhões de brasileiros cumprem o ritual de ir até os cemitérios levar flores e velas e rezarem pelos entes queridos. São 22 cemitérios municipais na cidade de São Paulo. Em toda a capital são 41 Cemitérios e um crematório.

Os três Cemitérios públicos que apresentam esculturas assinadas por artistas famosos são o Consolação, Araçá e São Paulo.

O Cemitério da Consolação é o mais antigo da cidade de São Paulo, foi fundado em 1858, abriga nomes como a da pintora modernista Tarsila do Amaral, o presidente da República Washington Luís e a da Marquesa de Santos.

O Cemitério da Vila Formosa, é o maior da América Latina, ocupa uma área de 763. 175 metros quadrados.

No Cemitério do Morumby, em São Paulo, encontra-se a sepultura de Ayrton Sena, tricampeão Mundial de Fórmula 1.

O único cemitério japonês da América Latina, localiza-se na cidade de Álvares Machado, oeste paulista. Atualmente foi tombado pelo Patrimônio Histórico através do Condephat.

Uma bela canção escrita por Richard Strauss tem o nome Allerseelen (Dia de Finados). Uma prece oferecida a todas as almas.

 

Novembro de 2017

Veja também

  • Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    O Brasil possui uma imensa costa litorânea com 7.491 km banhado pelo Oceano Atlântico, além de rios de grande extensão. O clima tropical favorece uma diversidade de ecossistemas e recursos naturais…
  • Plantas do Brasil - 7. Guaraná

    Plantas do Brasil – 7. Guaraná

    Ao falar em guaraná, a primeira coisa que vem à nossa mente é aquele famoso refrigerante em uma garrafa esverdeada ou na latinha verde com o desenho de um frutinho vermelho…
  • Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

    Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

    O Jacaranda, assim como a Bisnagueira – spathodea campanulata e o Flamboiã – delonix regia, é considerado uma entre as três árvores que possui a maior flor do mundo. Seu nome científico é Jacaranda mimosifolia (Bignoniaceae), ...
  • Plantas do Brasil – 5. Pau-Brasil

    Plantas do Brasil – 5. Pau-Brasil

    O Pau-Brasil é a árvore símbolo do Brasil, cuja madeira é nobre. Seu nome em tupi, ibirapitanga significa madeira vermelha. Em português, Pau-Brasil deriva da cor da resina vermelha contida na sua madeira. A palavra ...
  • Plantas do Brasil – 4. Vitória-régia (Parte II)

    Plantas do Brasil – 4. Vitória-régia (Parte II)

    Na primeira parte foram levantadas algumas características da Vitória-régia. Entre elas, a utilização na culinária, como a semente que estoura como a pipoca e tem sabor semelhante. Além da semente, o caule da Vitória-régia pode ...

Última atualização

01/10/2022 - Relatório: Cerimônia do Chá no showroom de DonaFlor
01/10/2022 - Relatório: Alunos de Rio de Janeiro visitam Hakuei-an
01/09/2022 - 17. Jo-Ha-Kyû | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/09/2022 - 17. HI | Cantinho da Língua Japonesa
01/08/2022 - Relatório: Edição Especial Comemorativa
01/08/2022 - 16. KI | Cantinho da Língua Japonesa
01/08/2022 - Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda | Relatos de Cenas Brasileiras