Folia de Reis
Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis celebra a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus.
A origem está associada a uma tradição cristã portuguesa e espanhola, que se tornou tipicamente brasileira ao incorporar influências da cultura africana e indígena.
No Brasil, a festa é celebrada em diversas regiões do país como Rio de Janeiro, Goiás, Bahia, São Paulo e Espírito Santo.
Em 2017, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais declarou a Folia de Reis como Patrimônio Imaterial do Estado.
A celebração possui caráter cultural e religioso e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro. Nesse período, os grupos de “Ternos de Reis“ visitam as casas de porta em porta com sua cantoria. Depois de chegar à casa do anfitrião, os integrantes abençoam o presépio, as pessoas e recebem comidas e prendas.
O destaque é no dia 6 de janeiro, chamado de “Dia de Reis” ou “Dia dos Três Reis Magos do Oriente”, este dia é feriado católico. Os Três Reis Magos, estudiosos de astrologia, visitaram Belém para adorar ao menino Jesus e o presentearam com ouro, incenso e mirra. Na França nasceu o costume de comer o Gallete dês Rois, ou Rosca de Reis símbolo das comemorações do Dia de Reis.
No dia de Reis os grupos desfilam pelas ruas com fantasias coloridas, tocam músicas típicas em diversos instrumentos (violas, tambores, sanfonas, pandeiros e gaitas) e dançam coreografias inusitadas.
Muitos fazem apresentações teatrais recitando versos. Geralmente, após o desfile ocorre uma missa.
Dezembro de 2018