- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Folia de Reis

Estatua dos Reis Magos em Natal, Rio Grande do Norte

Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis celebra a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus.

A origem está associada a uma tradição cristã portuguesa e espanhola, que se tornou tipicamente brasileira ao incorporar influências da cultura africana e indígena.

No Brasil, a festa é celebrada em diversas regiões do país como Rio de Janeiro, Goiás, Bahia, São Paulo e Espírito Santo.

Em 2017, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais declarou a Folia de Reis como Patrimônio Imaterial do Estado.

A celebração possui caráter cultural e religioso e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro. Nesse período, os grupos de “Ternos de Reis“ visitam as casas de porta em porta com sua cantoria. Depois de chegar à casa do anfitrião, os integrantes abençoam o presépio, as pessoas e recebem comidas e prendas.

Oração antes da refeição do dia de Reis

O destaque é no dia 6 de janeiro, chamado de “Dia de Reis” ou “Dia dos Três Reis Magos do Oriente”, este dia é feriado católico. Os Três Reis Magos, estudiosos de astrologia, visitaram Belém para adorar ao menino Jesus e o presentearam com ouro, incenso e mirra. Na França nasceu o costume de comer o Gallete dês Rois, ou Rosca de Reis símbolo das comemorações do Dia de Reis.

No dia de Reis os grupos desfilam pelas ruas com fantasias coloridas, tocam músicas típicas em diversos instrumentos (violas, tambores, sanfonas, pandeiros e gaitas) e dançam coreografias inusitadas.

Muitos fazem apresentações teatrais recitando versos. Geralmente, após o desfile ocorre uma missa.

Dezembro de 2018

Veja também

  • O dia de Santa Teresinha

    Desta vez, apresentaremos Santa Teresinha, uma santa muito conhecida no mundo católico. Em sua honra e em gratidão por seus ensinamentos é realizada em São Paulo uma grande celebração, com diversas missas especialmente em 1º ...
  • Dia do Índio

    O dia internacional do índio é comemorado em 9 de agosto.No Brasil o dia do índio é celebrado em 19 de abril. Este dia foi escolhido em homenagem ao Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em ...
  • Semana Santa

    Tradição religiosa católica que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.Inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressureição, no Domingo de Páscoa…
  • Iemanjá

    O nome Iemanjá originou dos termos “yèyé omo ejá “, do idioma africano Yorubá, que significa “mãe cujos filhos são como peixes”…
  • Capela do Cemitério da Consolação

    Finados

    O dia dos mortos ocorre em conexão com os feriados da igreja católica, nos dias 01 e 02 de novembro…