- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Plantas do Brasil – 7. Guaraná

Fonte: www.franadesivos.com.br

Ao falar em guaraná, a primeira coisa que vem à nossa mente é aquele famoso refrigerante em uma garrafa esverdeada ou na latinha verde com o desenho de um frutinho vermelho.

O guaraná foi descoberto e cultivado em Maués no Amazonas, cidade fundada em 1798, conhecida até hoje como a terra do guaraná. Os índios foram os primeiros a cultivar o fruto do guaraná, cuja palavra vem do tupi “wara’ná” e significa grande cipó da floresta amazônica.

Seu nome científico é Paullinia cupana e pertence à família Sapindaceae. Para se obter o produto que consumimos hoje, o guaraná passa por várias etapas. Os frutos amadurecem entre outubro e janeiro, e a colheita dos cachos é feita manualmente. Depois são colocados em recipientes com água para separar a polpa da semente. Em seguida, as sementes são secas ao sol e torradas em fornos de barro. Após resfriadas são trituradas em moinhos elétricos originando o pó do guaraná. Esse pó é a base da fabricação dos refrigerantes, xaropes e energéticos.

Fruto  Fonte:Site Pinterest

O guaraná é rico em cafeína, teobromina, teofilina e catequina. A catequina combate os radicais livres, tem efeito antioxidante e previne o envelhecimento. O fruto tem um formato peculiar e a semente se assemelha a um olho humano, que deu origem à lenda do guaraná.

 

Lenda do guaraná:

As tribos de Munducurucânia eram as mais prósperas dos índios. Venciam todas as guerras, as pescas eram ótimas, os peixes, os melhores e a doença era rara. Tudo isso por causa de um curumim que, há alguns anos, nascera naquela tribo.

Ele era o mais protegido de todos. Nas pescas, era acompanhado por muitos – os pescadores desviavam dos rios as piranhas, jacarés ou qualquer outro perigo. Mas, certo dia, toda a segurança foi embora: o Gênio do Mal apareceu em forma de cascavel e feriu o garoto. A tribo entrou em lamentação e em desespero.

Tupã, o Deus dos índios, atendeu a todo aquele lamento e disse:
– Tirem os olhos do curumim e plantem-no na terra firme, reguem-no com lágrimas durante 4 luas e ali nascerá a “planta da vida”, ela dará força aos jovens e revigorará os velhos.
Os pajés não duvidaram, arrancaram e plantaram os olhos do curumim e regaram com lágrimas durante quatro luas.

Nasceu ali uma nova planta, travessa como as crianças, com hastes escuras e sulcadas como os músculos dos guerreiros da tribo. E quando ela frutificou, seus frutos de negro azeviche, envoltos de um arilo branco com duas cápsulas de cor vermelho-vivo. Diziam os índios:
– É a multiplicação dos olhos do príncipe!

E o fruto trouxe progresso da tribo. Ajudou os velhos e deu mais força aos guerreiros.

Maio de 2022

Veja também

  • Plantas do Brasil 13. Mussambê/Cleome

    Plantas do Brasil 13. Mussambê/Cleome

    Planta originária do Brasil e dos países da América do Sul, o mussambê pode ser encontrada em regiões de clima tropical, mediterrâneo, subtropical ou temperado, pois precisa de calor moderado para se desenvolver. É conhecida ...
  • Plantas do Brasil 12. Cajueiro

    Plantas do Brasil 12. Cajueiro

    O cajueiro é uma planta da família Anacardiaceae, nativa da região nordeste do Brasil, cujo nome científico é Anacardium occidentale. Possui dois tipos: o comum ou gigante e o anão. O tipo comum pode atingir ...
  • Plantas do Brasil 11. Ora-pro-nóbis

    Plantas do Brasil 11. Ora-pro-nóbis

    A planta ora-pro-nóbis de nome científico Pereskia aculeata é um cacto primitivo que pertence à família das cactáceas, mas é uma espécie bem diferente dos cactos que estamos acostumados a ver, pois possui folhas como ...
  • Cenas Brasileiras 10. Cambucá

    Cenas Brasileiras 10. Cambucá

    Cambucá, também conhecida com os nomes Cambucaba, Cambricó e Cambicá é uma árvore nativa da região da Mata Atlântica dos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. É uma planta ...
  • Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier

    Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier

    Há um fato interessante sobre São Francisco Xavier (1506-1552) também conhecido como “São Paulo do Oriente”, que é o nome dessa pequena cidade. Ele era um jesuíta fervoroso, cofundador da Companhia de Jesus, e após ...

Última atualização

20/04/2024 - Relatório: 16 de março: Chakai na Japan House
01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá