- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

O dia de Santa Teresinha

Desta vez, apresentaremos Santa Teresinha, uma santa muito conhecida no mundo católico. Em sua honra e em gratidão por seus ensinamentos é realizada em São Paulo uma grande celebração, com diversas missas especialmente em 1º de outubro que é o seu dia.

Santa Teresinha (1873-1897) nasceu na França e aos 15 anos tornou-se monja. Ela viveu em um mosteiro católico da Ordem do Carmelo Descalço e morreu muito jovem. Durante os anos de sua vida no mosteiro, escreveu poesias, peças teatrais e diversas cartas. A sua autobiografia, manuscritos preciosos que receberam o nome de “História de uma alma”, foi publicada postumamente e é um dos grandes clássicos da literatura espiritual de todos os tempos, além de ser um dos livros mais lidos em todo o mundo. Ela ensina um caminho de simplicidade, com amor e atenção para as pequenas coisas do cotidiano. Ela é amada por pessoas de outras culturas, de outras religiões e até ateus. Os católicos celebram missas e festejam o seu dia em 1º de outubro. Antes de morrer ela disse: “Vou fazer cair sobre o mundo uma chuva de rosas”, significando que mandaria do céu muitas graças sobre todos os povos. Por isso, os devotos de Santa Teresinha, quando rezam pedindo milagres ou graças, esperam receber uma rosa como sinal de que serão atendidos. Ela é muito querida em todo o Brasil. Em São Paulo, os padres da Igreja de Santa Teresinha de Higienópolis celebram missas especiais, com uma chuva de pétalas de rosas que cai do alto do templo sobre os devotos, na hora da bênção. No dia 1º de outubro, dia de Santa Teresinha, muitas pessoas vão à Igreja para rezar, fazer pedidos e agradecer os milagres recebidos.

Outubro de 2018

Veja também

  • Folia de Reis

    Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis celebra a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus. A origem está associada a uma tradição cristã portuguesa e espanhola, que se tornou tipicamente brasileira ao ...
  • Dia do Índio

    O dia internacional do índio é comemorado em 9 de agosto.No Brasil o dia do índio é celebrado em 19 de abril. Este dia foi escolhido em homenagem ao Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em ...
  • Semana Santa

    Tradição religiosa católica que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.Inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressureição, no Domingo de Páscoa…
  • Iemanjá

    O nome Iemanjá originou dos termos “yèyé omo ejá “, do idioma africano Yorubá, que significa “mãe cujos filhos são como peixes”…
  • Capela do Cemitério da Consolação

    Finados

    O dia dos mortos ocorre em conexão com os feriados da igreja católica, nos dias 01 e 02 de novembro…