- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Festa de São José

São José ou José de Nazaré ou José, o carpinteiro, foi, segundo o Novo Testamento, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus.
São José é um Santo muito importante para a Igreja Católica. A festa em sua homenagem é celebrada no dia 19 de março em várias regiões do Brasil.

No nordeste, o Santo é muito popular. As festas apresentam duas realidades que se complementam, a dimensão espiritual (missas, procissões e devoções ao padroeiro) e a dimensão social (barracas com alimentos regionais e apresentações de artistas locais).
São José é padroeiro do Estado do Ceará, neste dia é feriado em todos os municípios do estado. No campo, onde as chuvas são escassas, agricultores celebram a data como forma de pedir chuva para uma boa colheita durante o ano. No interior do Ceará, devotos do Santo oram diariamente durante trinta dias que antecedem a data. 

Além da crença no Santo também existe a chamada ” religiosidade popular ” passada por gerações. Estas expressões populares se refletem em simpatias para alcançar um pedido. 
A simpatia mais utilizada é a da fruta, onde a pessoa faz um pedido ao Santo e tira, de forma aleatória, um nome de fruta de uma cesta com vários papéis com nomes de todas as frutas conhecidas. A pessoa não poderá consumir esta fruta por um ano. Se o pedido for justo realizar-se-á naquele mesmo ano.

 

Catedral Metropolitana de Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza

Procissão no Ceará

Procissão no Ceará

Março de 2017

Veja também

  • Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier

    Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier

    Há um fato interessante sobre São Francisco Xavier (1506-1552) também conhecido como “São Paulo do Oriente”, que é o nome dessa pequena cidade. Ele era um jesuíta fervoroso, cofundador da Companhia de Jesus, e após ...
  • Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    O Brasil possui uma imensa costa litorânea com 7.491 km banhado pelo Oceano Atlântico, além de rios de grande extensão. O clima tropical favorece uma diversidade de ecossistemas e recursos naturais…
  • Plantas do Brasil - 7. Guaraná

    Plantas do Brasil – 7. Guaraná

    Ao falar em guaraná, a primeira coisa que vem à nossa mente é aquele famoso refrigerante em uma garrafa esverdeada ou na latinha verde com o desenho de um frutinho vermelho…
  • Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

    Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

    O Jacaranda, assim como a Bisnagueira – spathodea campanulata e o Flamboiã – delonix regia, é considerado uma entre as três árvores que possui a maior flor do mundo. Seu nome científico é Jacaranda mimosifolia (Bignoniaceae), ...
  • Plantas do Brasil – 5. Pau-Brasil

    Plantas do Brasil – 5. Pau-Brasil

    O Pau-Brasil é a árvore símbolo do Brasil, cuja madeira é nobre. Seu nome em tupi, ibirapitanga significa madeira vermelha. Em português, Pau-Brasil deriva da cor da resina vermelha contida na sua madeira. A palavra ...

Última atualização

01/12/2022 - 18. Hisureba Hana – Se guardada em segredo, flor! | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/11/2022 - 4. Gengibre
01/11/2022 - Relatório: 2º HARU MATSURI ORGANIZADO PELO BUNKYO
01/10/2022 - Relatório: Cerimônia do Chá no showroom de DonaFlor
01/10/2022 - Relatório: Alunos de Rio de Janeiro visitam Hakuei-an
01/09/2022 - 17. Jo-Ha-Kyû | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/09/2022 - 17. HI | Cantinho da Língua Japonesa