- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

TANABATA – FESTIVAL DAS ESTRELAS

Tanabata (七夕 lit. anoitecer do sétimo) surgiu da fusão do Festival da Invocação por Habilidades (kikkôden no matsuri) da China antiga e de um evento do Japão antigo.
A “Invocação por Habilidades” originou-se da lenda das estrelas, do desejo veemente da Princesa Tecelã e do Pastor de Gado por habilidades. O desejo da Princesa era de tornar-se apta na técnica da tecelagem e o do Pastor era aprimorar-se no artesanato e na arte da caligrafia.

A isto foi associado o fato de que no Japão antigo acontecia a Cerimônia de Purificação; orava-se pelo sucesso da colheita e aguardava-se o advento de Deus. Neste evento, a tanabata-tsume, donzela que tece a veste divina para recepcionar Deus, confeccionava vestimentas e oferecia aos antepassados.
No Japão, a época do tanabata corresponde à fase de floração do arroz.

Festival Tanabata do Santuário Munakata-taisha mencionado nas Crônicas Antigas do Japão (Kojiki)

“Festival Tanabata do Santuário Munakata-taisha mencionado nas Crônicas Antigas do Japão (Kojiki)”

A palavra tanabata 七夕 passou por diversas fases:
Como a escrita 七夕 representa o entardecer do sétimo dia do sétimo mês, esta palavra, no início, foi relacionada com a forma japonesa de ler os ideogramas chineses, por isso七夕costumava ser lido como “shichiseki“. E com o passar do tempo, passou a ser relacionada com o tear (tanabata) da donzela tecelã, portanto era grafada com os ideogramas 棚機 (tanabata), mas logo mudou o sentido para tanabata-七夕, escrita desta maneira.

Os galhos de bambu são ornamentados com tiras de papel de cinco cores, nas quais as pessoas escrevem seus pedidos e penduram nos bambus.

No Brasil, a partir do ano de 1979, iniciou-se o “São Paulo Sendai Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas”, que acontece todos os anos em um final de semana do mês de julho nas ruas da área comercial do bairro da Liberdade (Associação); é um evento realizado com parcerias. E por ser no hemisfério sul foi estabelecido como uma tradição de inverno.

O Festival de Tanabata acontece em várias partes do Japão, sendo a maior em Sendai e há outras famosas como na cidade de Hiratsuka na província de Kanagawa, nas cidades de Anjô e Ichinomiya na província de Aichi, na cidade de Mobara na província de Chiba, e no bairro de Asagaya em Tokyo.
Esse costume existe no Japão, China, Taiwan, Coréia do Sul, Vietnã e em outros lugares.

Julho de 2015