- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

VESTIMENTA JAPONESA (WAFUKU) Perguntas e Respostas ⑤

Pergunta:
Das fotografias abaixo, tente selecionar as de cor lisa (iromuji).





A resposta está aqui!

ここをクリック

Resposta: ② e ④

A ② e a ④ são de cor lisa – iromuji (a número ② é de cor lisa com padrões de fundo). As outras fotos exemplificam o estilo komon. Há tipos claramente definidos de kimono, porém, outros são diferentes e difíceis de distinguir. Por isso, desta vez serão apresentados o iromuji e o komon.

 

 

CARACTERÍSTICAS DO IROMUJI

Pode ser vestido com cinco emblemas, mas na realidade com um único emblema oferece mais possibilidades de uso. E se combinado com um obi de alta qualidade, torna-se um kimono semiformal.

Apesar dos numerosos e belos kimono que existem, o de cor lisa é o traje formal para Chadô. A arte da cerimônia do chá está representada em todo o espaço do chashitsu, nas instalações, na combinação dos utensílios e de acordo com determinadas normas de conduta, sem desperdiço de movimentos desenrola-se a atmosfera entre convidado e anfitrião, e para este espaço, [o kimono] de cor lisa – iromuji é o que melhor combina.

É importante a boa qualidade do tecido e a suavidade da tonalidade do iromuji. Mesmo no tom suave ou no tom vivo, a delicadeza da cor em todo o corpo dá uma aparência agradável.

No passado, comprei um iromuji, mas se via que era muito barato. Há alguma dica para escolher um que possa se sobressair no ambiente da cerimônia do chá?

 

Até certo ponto depende do preço, mas também é importante combinar com um obi de qualidade. Outra maneira é escolher o Edo komon para ser usado como iromuji. Além disso, pode também decidir pelo tecido. A cor do iromuji que pode ser usada sem restrições é a do tecido branco, base para possíveis tingimentos. Por isso, têm pessoas que quando vão comprar iromuji escolhem-no a partir desse tecido.

 

 

CARACTERÍSTICAS DO KOMON

O kimono tem padrões em toda sua extensão e estão repetidos em uma só direção. Existem vários tipos, desde o Edo komon com padrões pequeninos até os vistosos tsukesage komon.
Deve-se pensar no lugar onde será usado para escolher a categoria do padrão e o esplendor do [kimono].

Se colocar emblema no Edo komon poderá ser vestido com o mesmo sentido que o iromuji. E sem dúvida, é permitido usá-lo em uma reunião formal de cerimônia do chá.

 

 

 

Komon com padrões em toda sua extensão

Komon com padrões em toda sua extensão

Tsukesage Komon

Tsukesage Komon

Komon com padrões dispersos

Komon com padrões dispersos

Edo Komon

Edo Komon

 

Se olhar de perto este Edo komon tem losangos! Há também uma variedade de outros tipos.

Tuca-chan

 

Em termos de roupas ocidentais, o iromuji, o komon com padrões dispersos e o Edo komon apresentados agora, corresponderiam a tailleurs monocromáticos, e o komon com padrão em toda sua extensão seria um estilo casual.

Paragaio
Tuca-chan

O tsukesage komon, mesmo sendo komon, é um tsukesage, por isso se aproxima a um traje vistoso igual ao hômongi. E o tomesode e furisode têm o mesmo requinte de um vestido longo.

Novembro de 2015

Veja também

Última atualização

20/04/2024 - Relatório: 16 de março: Chakai na Japan House
01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá