- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

VESTIMENTA JAPONESA (WAFUKU) Perguntas e Respostas ③

Pergunta:
As seguintes fotografias foram tiradas de certo casamento, qual é o estilo de cerimônia?

1. Cerimônia na igreja?
2. Cerimônia xintoísta?
3. Cerimônia não religiosa?
4. Cerimônia budista?

和服Q&A ③ 和服Q&A ③ 和服Q&A ③ 和服Q&A ③ 

A resposta está aqui!

ここをクリック

Resposta: 2. Cerimônia xintoísta

 

O casamento religioso xintoísta é realizado principalmente nos santuários. É um estilo de cerimônia com rituais como o “Sansan-kudo” (o partilhar de cálices núpcias de sake para consolidar o casamento) incluindo a tradicional música clássica gagaku de impressionante beleza proveniente do Japão antigo.

O vestuário da noiva é o kimono branco (shiromuku) e o manto externo (uchikake). E do noivo é o haori (casaco curto de mangas largas) com emblema da família e o hakama (tipo de “saia” plissada e longa) usado sobre o kimono preto, também com o emblema de família.

O kimono de categoria superior não está limitado somente ao casamento xintoísta, mas pode ser usado em outras ocasiões cerimoniais como: nascimento, maioridade, formatura e funeral.

Em geral, o kimono de melhor categoria é chamado de reisô – traje de cerimônia -, insere-se nesta categoria o furisode, tomesode, mofuku. A classificação dos kimono poderá ser vista na página Variedades de kimono.

 

201507_kimono12p

 

 

CARACTERÍSTICAS DO FURISODE

kinono201505_09É o primeiro traje de cerimônia das mulheres solteiras. Suas peculiaridades são as mangas longas e os esplêndidos desenhos. Pode ser usado como vestido de noiva, ou para a cerimônia de maioridade, ou em recepções e banquetes.

Para as japonesas, independente de serem solteiras ou casadas, quando chegam a certa idade (de acordo com normas sociais em torno dos vinte anos) preferem usar furisode na formatura. Mas se as mulheres casadas na casa dos vinte anos comparecerem, acompanhando os filhos, é mais adequado vestirem um kimono diferente do furisode (tais como hômongi ou tomesode). O furisode também pode ser usado como figurino em qualquer momento.

 

CARACTERÍSTICAS DO TOMESODE

kinono201505_10É o primeiro traje de cerimônia das mulheres casadas. Usa-se para celebrações, é de cor preta com cinco emblemas de família e com desenhos na parte inferior. É vestido, principalmente, pelas mães dos noivos e por todas as madrinhas nos casamentos e recepções.

Também há o iro-tomesode semelhante ao kuro-tomesode (em preto), mas em cores claras. Ele é usado, principalmente, em casamentos e recepções pela esposa do convidado de honra, por mulheres casadas e estreitamente relacionadas com a noiva ou o noivo. Pode ser usado em outras ocasiões festivas e reuniões de cerimônia do chá (chakai).

201507_kimono05

 

CARACTERÍSTICAS DO MOFUKU

kinono201505_18Independentemente de ser solteira ou casada, é o principal traje de cerimônias fúnebres. É usado por quem preside o funeral (membro representante da família do falecido), pelos familiares mais próximos e pelos participantes da Cerimônia Fúnebre e de Despedida. O obi preto segura o kimono preto – mofuku, expressando a tristeza do luto. O kimono tem cinco emblemas.

201507_kimono06Também há o mofuku colorido ou informal usado pelos participantes que não são os familiares mais próximos, e em outros momentos que não seja a Cerimônia de Despedida, como a Cerimônia em Memória do Falecido.

Além disso, dependendo do tipo de obi, este pode ser usado indistintamente ou para condolências ou festividades, portanto, desassociado do luto.

 

REFERENTE AO EMBLEMA – MON DO KIMONO

O emblema é o sinal usado para representar a linhagem familiar, ou um status, ou uma organização. Em particular o kamon, emblema familiar, que representa a relação que cada membro tem com a família da qual o herdou, além do sobrenome. Diz-se que o modo de usar e como colocar o emblema no traje é algo original do Japão; utilizam-se, principalmente, sinais com desenhos de nuvem, onda, flores e letras. E se for colocar no kimono, há diferenças para homens, mulheres e em cada região do Japão. Existe uma grande distinção se o emblema foi tingido ou bordado devido às diversas variedades no desenho, tamanho e técnica minuciosa.

 

HINATA-GOSAN-KIRI-MON
HINATA-GOSAN-KIRI-MON – Emblema de Paulownia

À direita há o emblema de tingimento resistente, hinata-mon (lit. emblema – ensolarado), representado pelo branco com o fundo da cor do kimono. Os trajes de cerimônia tomesode e mofuku com hinata itsutsu-mon (cinco emblemas hinata) são os de maior grau em formalidade. Dependendo do tipo de kimono há outras formas de tingimento.

Geralmente coloca-se o emblema da família, mas se não o conhece, pode-se utilizar o “emblema geral – ippan-mon” que no caso das mulheres é o emblema gosan-no-kiri (lit. Paulownia de 5-3).

 

Como mostra a imagem abaixo, no caso do emblema ser colocado em um traje de cerimônia semi-formal, como o kimono de uma única cor e liso e o kimono komon (Edo komon), o emblema é bordado e pode ser vestido em diversos eventos e não só em um momento específico.

tachibana-mon – Emblema da flor tachibana (tangerina)

tsubotsubo-mon – Emblema tsubotsubo

 

201507_kimono10À esquerda há a imagem de um emblema elegante para traje. Pode ser colocado livremente na maioria dos kimono. É usado no centro das costas como um ponto sugestivo de elegância e é muito vistoso.

201507_kimono11

 

201507_kimono14p

Julho de 2015

Veja também

Última atualização

02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis
05/01/2024 - Relatório: Chakai da USP