- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Acessórios de vestimenta japonesa para a Cerimônia do Chá (versão feminina)

Em continuação da série de artigos sobre o kimono na Cerimônia do Chá, falaremos desta vez a respeito da vestimenta das mulheres e os pontos de atenção sobre a aparência e os acessórios. Há pontos que são em comum com a vestimenta masculina, mas também há diferenças.

Em primeiro lugar, remover o relógio de pulso. Isso é válido para os homens também. Faz-se isso para não correr o risco de danificar acidentalmente o chawan e demais utensílios preciosos da Cerimônia do Chá e, também, para esquecer do tempo e poder concentrar-se e aproveitar melhor a Cerimônia do Chá. Sempre remova o relógio de pulso, antes de participar da Cerimônia do Chá.

Em segundo lugar, remover joias e acessórios. Na Cerimônia do Chá, a etiqueta é não usar anéis e kanzashi (かんざし, um acessório para o cabelo). A intenção aqui também é evitar danificar acidentalmente os utensílios da Cerimônia. Pelo mesmo motivo, deve-se manter as unhas cortadas curtas. Também, como as mãos chamam a atenção durante a Cerimônia, recomenda-se evitar manicure ou usar um esmalte incolor.

No chakai (reunião de chá) há várias situações em que se aprecia aromas, como o do incenso, do chá, da comida, então não se deve usar perfumes ou outras coisas com cheiro forte, para não interferir na Cerimônia.

Em terceiro e último lugar, usar tabi e han-eri brancos.

Em situações formais, vestir han-eri e tabi brancos é a regra comum. Isso vale também no Chado. Embaixo do kimono usado na Cerimônia do Chá deve-se vestir uma roupa chamada juban, a qual possui uma gola removível chamada han-eri. Há han-eri de várias cores e estampas, mas na Cerimônia do Chá deve-se usar lisa e de cor branca.

Também tanto nas aulas como em chakai, deve-se usar o tabi branco. Isso reflete o senso de limpeza e pureza necessárias ao espírito do Chado. Na Cerimônia do Chá deve-se entrar com o tabi limpo, então recomenda-se levar um tabi extra para trocar antes de entrar na sala, ou usar um protetor de tabi por cima dele para evitar sujar.

Apesar de parecer ter muitas regras, não é necessário pensar demais. O importante é se vestir de forma simples e não exagerar. Vamos apreciar o Chanoyu com essas etiquetas em mente, e as harmonizar ao ambiente da Cerimônia do Chá.

Novembro de 2020

Veja também

Última atualização

20/04/2024 - Relatório: 16 de março: Chakai na Japan House
01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá