- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

VESTIMENTA JAPONESA (WAFUKU) Perguntas e Respostas ⑦

Desafio:
As seguintes imagens são de faixas obi para kimono, mostrando os lados externo e interno da bainha do tecido. Você consegue separá-las em dois grupos?


Para ver a resposta, clique aqui!

ここをクリック

Resposta: ① ④ ⑤ e ② ③ ⑥

As imagens ①, ④ e ⑤ são do tipo de obi chamado Nagoya-obi 名古屋帯 (“obi da região de Nagoya”), enquanto ②, ③ e ⑥ são do tipo chamado fukuro-obi 袋帯 (“obi tipo saco”). Hoje apresentaremos informações sobre o obi.

 

 

CARACTERÍSTICAS DO FUKURO-OBI E NAGOYA-OBI

Uma das grandes diferenças entre o Nagoya-obi e o fukuro-obi é que apenas o segundo tem o tecido dobrado e costurado sobre si mesmo, como um saco de pano (fukuro). Além disso, os dois tipos diferem no comprimento.

 

Comprimento do fukuro-obi:

Existem duas medidas possíveis:

A mais longa, de aproximadamente 4m20cm, permite atar o [ laço decorativo estilo Taiko ] em duas camadas (nijūdaiko 二重太鼓);

Enquanto a mais curta, de aproximadamente 3m70cm, é apropriada para o laço Taiko simples, de uma camada (ichijûdaiko 一重太鼓).

 

ANVERSO
As duas camadas de tecido são alinhadas
e costuradas, como um saco de pano.
VERSO

 

Paragaio

O fukuro-obi da medida mais curta (cerca de 3m70cm) é chamado de kyô-bukuro 京袋, “à moda da capital”, e é considerado mais fashion, para uso casual.

 

Comprimento do Nagoya-obi

Com uma única camada de tecido, o Nagoya-obi sempre tem ~3m70cm de comprimento, e é portanto amarrado no laço taiko simples (ichijûdaiko 一重太鼓).

 

FRENTE VERSO

 

Para a cerimônia do chá, qual é melhor usar:
fukuro-obi ou Nagoya-obi?

Paragaio

Em encontros de chá, bem como em ocasiões cerimoniais, o mais seguro é usar o fukuro-obi longo com laço duplo (nijū-daiko).
Em ocasiões formais também podem ser usados fukuro-obi longos ou Nagoya-obi, desde que sejam de categoria superior. Tais obi empregam fios dourados e prateados para criar padronagens no estilo do Repositório Shōsōin (Shōsōin-mon’yō 正倉院文様), no estilo de nobres do período Heian (Yūshoku-mon’yō 有職文様) e outros motivos tradicionais.

 

Vou participar de uma reunião de chá que incluirá demonstrações ao público. Como proceder para escolher qual obi usar?

Paragaio

Existem muitos critérios diferentes, dependendo do professor e do ambiente. Por isso, o ideal é pedir orientação ao professor e ao grupo, e escolher bem um obi que seja adequado à sua posição, mantendo a harmonia.

 

 

TIPOS DE NAGOYA-OBI (Informações avançadas)

O Nagoya-obi é categorizado pela largura que o tecido tem antes de ser costurado. O Nagoya-obi de nove sun (Kyūsun Nagoya-obi) começa com essa medida, que equivale a cerca de 34cm de largura, e depois tem ambas as bordas dobradas por cima da entretela, terminando com oito sun (~30cm) depois de costurado. Já o Nagoya-obi de oito sun (Hassun Nagoya-obi) já parte desta largura. Quanto ao uso, basicamente os de oito sun são estilo fashion, de uso informal; enquanto que os de nove sun incluem tanto categorias fashion quanto aquelas de uso formal.

 

O Nagoya-obi de nove sun (~34cm) costura-se dobrando as extremidades para dentro.

O Nagoya-obi de oito sun é feito com o tecido já na medida final.

Existem casas de tecelagem que se especializam no estilo de oito sun, e outras no de nove.

 

 

PALREIOS DE TUCA-CHAN (Informações extras)

Não sei por que, mas este obi me lembra a minha terra natal, na América do Sul.

Tuca-chanTuca-chan

Ah, um Nagoya-obi de nove sun. Não segue um estilo completamente cerimonial, mas é de alta qualidade e pode trazer vivacidade e energia a diversos ambientes!

Objetos tradicionais como kimono e obi certamente estão ligados à cultura do Japão antigo. Porém, dentre os artesões antigos, existiam aqueles que buscavam aprimorar o senso estético em viagens para o exterior – em uma época na qual tais viagens eram algo excepcional. A beleza resultante é uma que não se esmaece com a passagem das eras. Apresentamos a seguir uma pequena amostra extraída do livro Kōgei Obi-ji – Rakufurin hyaku-sen “TECIDOS ARTESANAIS PARA OBI – Seleção de Cem Rakufurin da antiga editora Kyōto shoin.


FLORES DE JAVA
(tecido)

FLORES E FRUTAS TURCAS
(Nagoya-obi)
201608-kimono-16
FLOR DA REALEZA
(fukuro-obi)

CÉU ESTRELADO TROPICAL
(Nagoya-obi)

 

Percebe-se que os padrões não são uma simples cópia da natureza… os artesãos buscaram sentir a essência no âmago das coisas, e com essa essência recriar a vida em sua arte.

Paragaio

Nos dias de hoje tornou-se comum o trabalho criativo que parte de uma perspectiva global; mas talvez, no fim das contas, também isso acabe refletindo a personalidade do criador e seu estilo de vida.

Agosto de 2016

Veja também

Última atualização

02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis
05/01/2024 - Relatório: Chakai da USP