- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Acessórios de vestimenta japonesa para a Cerimônia do Chá (versão masculina)

Durante o aprendizado de cerimônia do chá, haverá oportunidades de vestir kimono, bem como nas aulas ou nas cerimônias do chá.

Neste artigo, iremos apresentar alguns acessórios para serem usados com o kimono, como o colarinho (erimoto 衿元), calçados e outros acessórios, além de algumas regras básicas quanto ao uso. Você, certamente, irá aproveitar melhor a experiência da cerimônia do chá, com mais tranquilidade, sabendo a etiqueta básica de vestimenta nessas ocasiões.

Primeiramente, remover o relógio de pulso. Faz-se isto para não correr o risco de danificar acidentalmente os utensílios da cerimônia do chá e, também, esquecer do tempo para poder se concentrar e aproveitar melhor a cerimônia do chá.

Em segundo lugar, remover joias e acessórios. Se estiver usando acessórios como anéis, também há risco de danificar os utensílios da cerimônia, por isso é regra geral removê-los na sala de chá. Além disso, cheiros fortes como os de perfumes devem ser evitados. Na cerimônia do chá há várias situações para apreciar aromas, como o do incenso, do chá, da comida. Do mesmo princípio, o organizador evita usar flores com fragrância muito forte, para não interferir na cerimônia.

Tabi (足袋) e Setta (雪駄)

Em terceiro lugar, usar tabi branco e setta. O tabi (足袋) é um tipo de “meia” com separação entre o dedão e os demais dedos do pé, e o setta (雪駄) é um tipo de sandália feito de palha com solado de couro. Atualmente é possível encontrá-los de materiais sintéticos, que são mais fáceis de se cuidar.

No chadô é importante manter o senso de pureza, portanto, mesmo em aulas e treinos, é necessário usar o tabi de cor branca. Ao ser convidado a uma cerimônia do chá, é recomendado usar um protetor de tabi por cima, para não o sujar nas ruas, ou levar um tabi limpo para trocar ao chegar ao local.

Quanto ao calçado masculino há basicamente três tipos: zôri (草履), geta (下駄) e setta (雪駄). Na cerimônia do chá é determinado que se use o setta, que é o tipo de calçado que Sen-no-Rikyû costumava usar.

Por último, em quarto lugar, temos o uso de erimoto (衿元) ou colarinho.

No juban (襦袢), que se veste embaixo do kimono, há um colarinho removível que se chama han-eri (半衿). Há vários tipos de han-eri, como os de padrões em tecidos coloridos, e, mudando a cor, pode-se desfrutar da moda e adequar-se ao ambiente. Porém, no chadô, o essencial é homem usar han-eri de cor sóbria.

Em termos gerais, na vestimenta formal japonesa, homens e mulheres usam han-eri de cor branca, mas é um pouco diferente no caso da cerimônia do chá, em que homens não necessariamente usam só o de cor branca, desde que seja de cor sóbria e adequada ao ambiente da cerimônia, isto é, algo discreto e harmonioso.

Agosto de 2020

Veja também