- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Usuita

Usuita 薄板 (base fina de madeira) é o nome da base para arranjo de flores. Ao decorar o toko de assoalho de tatame (tatamidoko) com o vaso de flores, coloque este sobre o usuita, mas, no caso de ser toko de assoalho de madeira (itadoko), a base fina de madeira não é usada. O usuita também não é empregado quando uma cesta é utilizada como recipiente de flores (kago hanaire). Há três tipos de usuita e sua utilização depende da classificação do vaso de flores: formal, semiformal e informal (shingyô e sô).

Yahazuita 矢筈板 – Base laqueada com a técnica formal (shinnuri). Seu nome procede do entalhe na borda em forma de seta. Existe também a base laqueada em vermelho apenas na parte do entalhe em forma de seta. Utiliza-se com vasos formais (shin) de bronze envelhecido (kodô), de porcelana celadon (seiji) ou porcelana branca com desenhos em azul, pintada com cobalto (sometsuke).

Hamaguriba 蛤端 – A borda da base se assemelha à boca fechada de concha. Há em técnica de laqueação formal (shinnuri), laca vermelha ou ocre avermelhada (tamenuri), laca preta opaca (roironuri) e técnica que utiliza ácido tânico do caqui para impermeabilizar a laca (kakiawasenuri). Usa-se com vasos semiformais (gyô) com liga de cobre com estanho e chumbo ou prata (sahari) ou cerâmica japonesa esmaltada (seyû).

Marukôdai 丸香台 – Base redonda, originalmente usada como suporte para expor o queimador de incenso (kôro), sendo assim, considerada como utensílio adaptado para a cerimônia do chá (mitate). Há nas técnicas de laqueação formal (shinnuri) e laca vermelha ou ocre avermelhada (tamenuri). É usada com vasos de categoria informal (), como cerâmica raku, bambu, etc.

Kiji no hamaguriba 木地の蛤端 – Base de madeira natural com borda semelhante à boca fechada de concha. É outra base muito usada. O material é a madeira da paulownia (kiri), do pinho (matsu), do cedro (sugi), ou do cipreste (hinoki). Utiliza-se com vasos da categoria , de cerâmica não esmaltada de baixa temperatura (suyaki), cerâmica não esmaltada de alta temperatura (yakishime), bambu (take) ou cabaça (hisago).

 

Agosto de 2018

Veja também

  • Kô

    Diz-se que o kô 香 (incenso) e o kôgô 香合 (porta-incenso) foram introduzidos no Japão com o budismo (em meados do século VI), e passaram a ser usados em práticas budistas…
  • Sumi - 2

    Sumi – 2

    Continuando de onde paramos, desta vez aprenderemos sobre os nomes e usos dos principais dôguzumi (carvões usados na Cerimônia do Carvão)…
  • Sumi – 1

    De modo geral, considera-se sumi (炭) o carvão vegetal (preto, branco, oga, e em pó) e o carvão de bambu. O carvão vegetal preto (kurozumi 黒炭) é usado principalmente como combustível. O carvão branco (shirozumi ...
  • Utensílios do Mizuya - 3

    Utensílios do Mizuya – 3

    3. ITEMS RELACIONADOS À ÁGUA E ÁGUA QUENTE (ver os números na figura abaixo) ㉒ Kaige (搔器), também é chamado de kaigen. É uma concha de cedro japonês (sugi), com o cabo na parte envergada do copo largo e ...
  • Utensílios do Mizuya - 2

    Utensílios do Mizuya – 2

    2. ITEMS RELACIONADOS AO CHÁ O chahakibako (茶掃箱) é uma caixa dupla, uma acima da outra, feita de paulownia (kiri). Ela contém os apetrechos para colocar o chá verde em pó no recipiente de chá (chaki). ...

Última atualização

01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis