- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Usuita

Usuita 薄板 (base fina de madeira) é o nome da base para arranjo de flores. Ao decorar o toko de assoalho de tatame (tatamidoko) com o vaso de flores, coloque este sobre o usuita, mas, no caso de ser toko de assoalho de madeira (itadoko), a base fina de madeira não é usada. O usuita também não é empregado quando uma cesta é utilizada como recipiente de flores (kago hanaire). Há três tipos de usuita e sua utilização depende da classificação do vaso de flores: formal, semiformal e informal (shingyô e sô).

Yahazuita 矢筈板 – Base laqueada com a técnica formal (shinnuri). Seu nome procede do entalhe na borda em forma de seta. Existe também a base laqueada em vermelho apenas na parte do entalhe em forma de seta. Utiliza-se com vasos formais (shin) de bronze envelhecido (kodô), de porcelana celadon (seiji) ou porcelana branca com desenhos em azul, pintada com cobalto (sometsuke).

Hamaguriba 蛤端 – A borda da base se assemelha à boca fechada de concha. Há em técnica de laqueação formal (shinnuri), laca vermelha ou ocre avermelhada (tamenuri), laca preta opaca (roironuri) e técnica que utiliza ácido tânico do caqui para impermeabilizar a laca (kakiawasenuri). Usa-se com vasos semiformais (gyô) com liga de cobre com estanho e chumbo ou prata (sahari) ou cerâmica japonesa esmaltada (seyû).

Marukôdai 丸香台 – Base redonda, originalmente usada como suporte para expor o queimador de incenso (kôro), sendo assim, considerada como utensílio adaptado para a cerimônia do chá (mitate). Há nas técnicas de laqueação formal (shinnuri) e laca vermelha ou ocre avermelhada (tamenuri). É usada com vasos de categoria informal (), como cerâmica raku, bambu, etc.

Kiji no hamaguriba 木地の蛤端 – Base de madeira natural com borda semelhante à boca fechada de concha. É outra base muito usada. O material é a madeira da paulownia (kiri), do pinho (matsu), do cedro (sugi), ou do cipreste (hinoki). Utiliza-se com vasos da categoria , de cerâmica não esmaltada de baixa temperatura (suyaki), cerâmica não esmaltada de alta temperatura (yakishime), bambu (take) ou cabaça (hisago).

 

Agosto de 2018

Veja também

  • Kuromoji

    Kuromoji

    Kuromoji 黒文字 é um pequeno palito de pau oferecido com os doces principais (omogashi) nas salas de chá.  Ele é feito talhando um galho da árvore kuromoji (クロモジ Linderaumbellata) que tem um aroma agradável. O palito em si é ...
  • Kashiki – Kashibachi

    Kashiki – Kashibachi

    Kashibachi (菓子鉢), também chamado de morikomi-bachi (盛込鉢), é o recipiente mais comum para o doce principal, omogashi (主菓子). Usa-se vasilhame em cerâmica, há os karamono 唐物 (objetos introduzidos da China) e os wamono (palavra que define os objetos, produzidos no Japão, em contraste ...
  • Kashiki - Fuchidaka

    Kashiki – Fuchidaka

    Há dois tipos de doces, omogashi (主菓子) e higashi (干菓子), o primeiro é úmido, o doce principal para koicha, e o outro são doces leves e secos para usucha. Da mesma forma que os doces, há duas variedades de vasilhames (kashi-ki 菓子器): omogashi-ki (主菓子器) e higashi-ki (干菓子器)…
  • Futaoki

    Futaoki

    Futaoki (蓋置), descanso da tampa, é o utensílio para apoiar a tampa do kama, também é utilizado no momento de descansar o hishaku nele. No início, era um dos utensílios que constituía o kaigu disposto sobre a estante daisu, era de bronze, ...
  • Kensui

    Kensui

    Kensui (建水), chamado também de koboshi, é o recipiente para entornar água fria ou quente ao purificar o chawan na sala de chá. Originalmente, é um dos implementos do jogo de utensílios (kaigu 皆具) da estante daisu; dentro do kensui, em bronze chinês ...