- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

VESTIMENTA JAPONESA (WAFUKU) Perguntas e Respostas ⑥

Pergunta:
Das fotografias abaixo, qual delas é kimono feito de [tecido produzido no processo] de tecelagem?





A resposta está aqui!

ここをクリック

Resposta: ① e ④

② e ③ são kimono de tecido tingido, os outros são tecidos de kimono [produzidos pelo processo de tecelagem]. Neste último, o pano é feito a partir de fios tingidos e conforme vai sendo tecido os padrões surgem. Por outro lado, o que até agora foi apresentado são kimono tingidos [com base] em fios brancos dando origem a um pano branco que conforme é tingido vai destacar cores e padrões. ④ é kimono de tecelagem, tecido de seda Oshima tsumugi, depois de tingido e com bordado Sentô.

 

 

CARACTERÍSTICAS DO TSUMUGI

TsumugiTsumugi é o tecido de seda mais representativo para kimono [produzido pelo processo] de tecelagem. Antigamente era considerado como um kimono casual, no entanto, atualmente, essa textura voltou a ser apreciada, originando diversos tipos de tsumugi julgados elegantes como um traje de passeio.

O tsumugi de cor lisa com um obi que combine pode ser vestido para uma reunião de chá ocasional. E se acrescentar um único emblema de família bordado pode elevar sua categoria.

Além disso, há o traje semiformal hômongi de tsumugi, onde pode ser tingido no tecido o desenho com a técnica eba-moyô ou [pelo processo] da tecelagem. Se se pensar em um hômongi mais leve; esse pode ser vestido principalmente em festas ou jantares casuais ou em uma reunião de interesse pessoal.

 

Este é um hômongi de Oshima tsumugi após tingimento. Tem bordados de cerejeiras.

  
Paragaio

 

 

CARACTERÍSTICAS DO KIMONO LAVÁVEL

A característica do kimono lavável é “poder ser lavado em casa”. São, principalmente, kimono de poliéster (sintético) e frequentemente usados nas sessões de prática [de cerimônia do chá] ou no trabalho, bem como nos restaurantes. Ultimamente temos kimono laváveis desde os de uso diário até os furisode e hômongi.

TAMBÉM ESTE!!
ESTE TAMBÉM!!
ESTE TAMBÉM

 

Todos são laváveis.

Tuca-chan

Fevereiro de 2016

Veja também

Última atualização

20/04/2024 - Relatório: 16 de março: Chakai na Japan House
01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá