- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

VESTIMENTA JAPONESA (WAFUKU) Perguntas e Respostas ④

Pergunta:
Tuca-chan comprou essa peça de tecido (tanmono) para costurar kimono. Dos quatro enumerados abaixo, qual é o kimono que não pode ser costurado com ela?
1. KOMON  2. IROMUJI  3. TSUKESAGE  4. HÔMONGI

Tanmono

 

A resposta está aqui!

ここをクリック

Resposta: 4. HÔMONGI (lit. vestido de visita)

 

O processo normal de dispor os motivos decorativos no kimono é efetuado, a partir, do modo como se encontram no tanmono, mas no caso do hômongi, primeiro se faz uma costura provisória sob medida e o tecido é cortado com cuidado por causa dos desenhos.
Quando o hômongi vai ser tingido ou bordado, é feita uma costura provisória para posicionar os padrões, logo em seguida é descosturado para passar pelo processo [de colorir e bordar] e depois se faz a costura final. Isto é chamado de “eba-moyô”, processo de colocar um desenho sofisticado. Essa característica não se limita ao hômongi, ela aparece no furisode e tomesode. Portanto, as diversas variedades de kimono dependem da disposição do padrão.

 

CARACTERÍSTICAS DO HÔMONGI

HomongiA grande particularidade é o eba-moyô, cujo desenho é contínuo a partir dos ombros até o peito e das mangas à barra. É amplamente usado em casamentos por participantes e familiares, em recepções, reuniões de chá (chakai), jantares, etc. É um traje semiformal, com um único emblema de família que geralmente é definido pela posição social e cargo exercido no lugar onde irá comparecer.

Paragaio

O uso do hômongi, traje semiformal com um único emblema de família, é amplo, como por exemplo, quando for visitar o Grão-mestre em Kyoto ou quando for apresentar um discurso ou outra atividade , em um palco.
Além disso, estar de hômongi em uma recepção de casamento, alheia ao grau de parentesco, é esplendoroso, e o mais adequado, neste caso, é não ter emblema, para evitar algum constrangimento.

 

É difícil ter a oportunidade, mas se for a uma Cerimônia de condecoração, geralmente, usa-se o tomesode colorido com três emblemas.

Tuca-chan

 

CARACTERÍSTICAS DO TSUKESAGE

TsukesageSua especificidade é ser costurado a partir do tanmono. O lugar aonde vai o desenho já está determinado do início ao fim do tanmono. Basicamente, o padrão não continua sobre a costura, e em geral, é mais informal do que o hômongi, e de melhor categoria que o komon; quando usado para sair.
Talvez seja difícil ter uma imagem final do tsukesage a partir do tanmono. Na loja de tecidos e armarinho o comerciante tem em mente a imagem total do kimono, coloca no ombro o tanmono para fazer coincidir o lugar onde deverá ir o desenho; na parte principal superior frontal, tanto da manga quanto do corpo (da bainha até o peito), e confeccionam em separado, a parte posterior do corpo e a inferior frontal da manga.

 

 

DIVERSAS VARIEDADES DE TSUKESAGE (CLASSE SUPERIOR)

Atualmente existem diversas variedades de desenhos para tsukesage, e é bastante difícil explicá-las resumidamente. Por isso serão apresentadas, a seguir, de forma mais simples, comparando com outros tipos de kimono.

一般的な付け下げ 付け下げ訪問着

TSUKESAGE EM GERAL

É um hômongi normal, mas com poucos desenhos. É costurado com base no tanmono e o motivo decorativo não ultrapassa os pontos de costura.

 

TSUKESAGE HÔMONGI

Igual ao hômongi, pois possui a característica eba-moyô. A primeira vista, é difícil distingui-lo do hômongi, porém, na maioria das vezes, os desenhos na gola e no peito não estão unidos.

   
一般的な小紋 付け下げ小紋

KOMON EM GERAL

Os padrões são repetidos e não há distinção quanto à orientação dos desenhos, ou para cima ou para baixo.

 

TSUKESAGE KOMON

É uma repetição do mesmo padrão, como o komon em geral, mas difere deste por ter o padrão sempre voltado para cima.

 
一般的な小紋 付け下げ小紋

 

O desenho deste tsukesage komon é de ondas azuis (seigaiha), né?

Paragaio
Tuca-chan

Portanto, os tsukesage têm diversos padrões, e é muito importante conhecê-los para saber em qual tempo, lugar e ocasião usá-los adequadamente.

Setembro de 2015

Veja também

Última atualização

01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis