- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Materiais da Natureza – Bambu II

Este artigo apresenta o bambu como matéria prima dos utensílios utilizados na Cerimônia do Chá: chasen, hishaku, chashaku e futaoki e como matéria prima nas construções. Todos eles são uma expressão do espírito wabi-sabi (wabi significa, entre outras coisas, a beleza da simplicidade, e sabi, a serenidade que se adquire com o passar do tempo), que nasce do sentimento de hospitalidade do Chadô.

A estética do wabi-sabi, considerada uma peculiaridade da cultura japonesa, está presente no arranjo floral para a Cerimônia do Chá (chabana), no rolo de papel pendurado em que se coloca uma caligrafia ou pintura (kakejiku), nos utensílios, no estilo arquitetônico da sala de chá (chashitsu) chamada de sukiya (“casa de cerimônia do chá”), na etiqueta dos convidados, no espírito de hospitalidade do mestre do Chadô (o anfitrião, teishu).

 

Chasen 茶筅
No Chadô, o batedor de chá (chasen) é um utensílio indispensável no preparo do chá. Ele possui um pouco mais de 2,5 cm de diâmetro e 11 a 12 cm de comprimento e deve ser segurado pela extremidade que possui o nó. A outra extremidade é cortada em diversas hastes (ho 穂) de espessura inferior a 1 mm, é o lado utilizado para bater o chá. Para sua fabricação, utiliza-se o bambu henos ou hachiku (淡竹 Phyllostachys nigra, variedade henonis). O chasen tem como característica ser leve, resistente, forte e difícil de quebrar.

 

Hishaku 柄杓
Tradicionalmente, toda cozinha de uma casa tinha uma concha (hishaku). A concha utilizada no Chadô para pegar tanto água quente quanto fria é de bambu, de tamanho menor e se chama “chabishaku 茶柄杓”. Este hishaku possui duas partes, o copo (gô 合) e o cabo (柄), e é feito a partir do bambu madake (真竹 Phyllostachys bambusoides). 

 

Chashaku 茶杓
O local onde se encontra o nó do bambu, as diversas formas de fazer sua curva e de esculpi-lo, valorizam características naturais e inigualáveis do material que ganham vida neste objeto. Muitas peças são consideradas obras-primas.

 

Futaoki de bambu 〈竹の蓋置〉
Literalmente, o futaoki (蓋置) pode ser traduzido como “descanso para tampa da caldeira”. Este objeto feito de bambu verde tem cerca de 5,4 cm de altura e serve de descanso para o hishaku. Originariamente, o futaoki era de bronze e fazia parte do conjunto de utensílios expostos na estante daisu (daisu kaigu 台子皆具), mas no final do século XVI, quando começou a se desenvolver a Cerimônia do Chá no estilo wabi (wabicha), ele passa a ser feito de bambu.


Chasen

Hishaku

Chashaku

Futaoki de bambu

 

Material de Construção
O bambu é usado no artesanato por crescer rapidamente e ser um material de fácil aquisição e manuseamento. Na construção, ele é muito utilizado como no forro do teto, na base da parede de pau a pique, nas cercas, nas molduras de janelas e portas.

Maio de 2017

Veja também

  • Kuyô (ofício memorial) – Lendas Folclóricas: Tsukumogami

    Kuyô (ofício memorial) – Lendas Folclóricas: Tsukumogami

    HARI KUYÔ 針供養 – FUDE KUYÔ 筆供養 – CHASEN KUYÔ 茶筅供養Ofício memorial às agulhas, aos pinceis, aos batedores de bambu (chasen)…
  • Kintsugi - Kominka

    Kintsugi – Kominka

    Em japonês pode ser escrito 金つぎ ou 金継ぎ. Há diversos tipos de objetos de cerâmica, desde aquelas tigelas de chá para uso diário, a chawan mais caros. Kintsugi é o método japonês de restaurar as cerâmicas tradicionais, quando elas se quebram…
  • Utilização de Diversos Materiais Naturais

    Utilização de Diversos Materiais Naturais

    Pelas excelentes técnicas dos artesãos, coisas da natureza como gramíneas e árvores renascem em esplêndidos produtos artesanais. No caso do Japão, há os de cascas de árvores, cana comum yoshi (pragmites), junco-solto (igusa) etc…
  • Materiais naturais: igusa, shuro

    Materiais naturais: igusa, shuro

    Entre vários materiais naturais, apresentaremos o junco-solto (igusa イグサ) usado para tatames em washitsu e a palmeira-moinho-de-vento (shuro シュロ)…
  • Cinzas

    Cinzas

    Matéria em pó que remanesce após queimar grama, árvores, animais, etc., amplamente utilizada desde o passado como substância química. Os principais componentes da cinza são minerais metálicos (potássio, magnésio, ferro, zinco, sódio, cobre, cálcio, alumínio) ...

Última atualização

01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis