Nosso tema de hoje será o tecido chamado Môru. Acredita-se que a palavra deriva do português Mogol, referindo-se ao império Mughal da Índia, ao qual se atribui a técnica. Os fios do Môru são compostos por um núcleo de seda que é envolvido delicadamente por fios de ouro e prata…
Hoje apresentaremos a variedade de tecido denominada Shôha 紹巴. A técnica do Shôha é um exemplo de tecelagem figurativa, isto é, formando padrões. Sua característica distintiva é o uso de linhas de trançado forte em ambos os sentidos do tear (na trama e na urdidura)…
Nishiki 錦 é um termo geral para brocados compostos por fios coloridos e contrastantes, em duas ou mais cores distintas, com as quais se traçam padrões figurativos. Se as figuras são tecidas com o fio da trama (horizontal), dá-se ao brocado o nome Nuki-nishiki緯錦 (“Nishiki de trama”); e se a padronagem emprega ao contrário a urdidura, denomina-se Tate-nishiki経錦 (“Nishikivertical”). Graças ao uso figurativo tanto de trama quanto da urdidura, o Nishiki permite bastante liberdade na elaboração dos motivos; e, quanto maior o número de fios coloridos distintos, tanto maior é sua exuberância. Este método de tecelagem resulta ainda em um material deveras grosso, que passa ao toque uma sensação sólida, substancial…
Este tecido é feito seguindo uma padronagem de pequenas formas geométricas, em branco sobre azul-marinho, repetidas quase como um xadrez. As formas lembram uma revoada de tarambolas (japonês chidori千鳥), donde o nome japonês deste desenho, chidori-gôshi千鳥格子 (o padrão assemelha-se ao tecido pied-de-poule ou “pé de galinha” francês). Tanto a trama quanto a urdidura são em fios de algodão (o tecido kirejichamado Jôô-Kantô 紹鴎間道 parece bastante com o Rikyû visualmente, mas é feito em fios de seda)…
Julgando pelos caracteres, o nome em japonês deste tecido, Kantô ou Kandô 間道, parece sugerir um sentido como “caminho atravessado, passagem”. Quiçá não seja um nome muito claro, mas o padrão de brocado a que se refere é bem simples: listras, sejam elas horizontais, verticais ou enxadrezadas…
Este mês daremos sequência à nossa exposição sobre os tipos de tecido kireji em brocado de fio de ouro, kinran. Como vimos nas duas edições anteriores, a luxuosidade suntuosa do kinran faz com que ele tenha sido admirado amplamente desde a antiguidade. Por isso, julgamos que seria interessante continuar neste tópico com uma terceira parte, a fim de apresentar mais alguns motivos de renome…
Continuando o tema do mês passado, hoje introduziremos mais padrões decorativos kireji em brocado de ouro, kinran, considerando sua origem e motivação estética…
Nosso próximo assunto será o brocado kinran (金襴), tecido com fios de ouro. Estudaremos as características desta técnica de tecelagem, e alguns motivos kireji dela representativos…
Dando sequência ao artigo anterior, apresentaremos agora alguns dos grandes nomes da tecelagem com ligamento (padronagem) no estilo damasco, ou donsu 緞子…
Faremos aqui uma introdução ao kobukusa 古帛紗, o lenço de seda pequeno que, na sala de chá estilo Urasenke, é usado principalmente para se servir o chá ao convidado ou convidada, apoiando-se sobre ele a tigela chawan. Discutiremos sobre o tradicional tecido de seda com o qual se faz um kobukusa, o chamado kireji 裂地, sobre sua história, e apresentaremos algumas das várias técnicas de tecelagem e padronagem….