- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Chashaku

Chashaku 茶杓, colher de chá, é um dos utensílios da Cerimônia do Chá que serve para pegar o chá verde em pó (matcha) do recipiente e colocá-lo na tigela.

No início, o chashaku era utilizado na China como colher para medicamento (yakuhi 薬匙), mas no Japão, com o crescimento do chá de estilo wabi (wabicha), começou a ser usado o chashaku de bambu.  O pedaço de bambu cortado é envergado e afinado.  Seu tamanho é de apenas cinco sun (15cm).

Além disso, é dado um nome específico (mei 銘) que recorda a personalidade do autor.  É um utensílio que mantém fortemente a impressão ao passar pelas mãos das pessoas ao longo do tempo. O fato de ter um encontro com a obra do autor nos dá o prazer de conhecê-lo e sua personalidade ao tocar a peça.

 

Novembro de 2017

Veja também

  • Mizuya

    Mizuya

    Mizuya 水屋 ou 水谷, é a sala de apoio, na casa comum é a cozinha anexada a sala de chá. É o local onde os utensílios do temae são dispostos lado a lado e se realiza os preparativos e a ...
  • Binkake e Tetsubin

    Binkake e Tetsubin

    Binkake (瓶掛) é um braseiro (furo 風炉) de tamanho menor e assim como o braseiro para esquentar o quarto (hibachi 火鉢) serve para aquecer a chaleira de ferro (tetsubin 鉄瓶). Pode ser de cerâmica, ferro ou de bronze…
  • Furo e Shikiita

    Furo e Shikiita

    Furo 風炉 é o braseiro em que se põe o carvão e a caldeira (kama 釜), é usado entre a primavera e o outono. Ele não é colocado diretamente no tatame, mas sobre uma base ...
  • Kama

    Kama

    No Chanoyu, chama-se de kama 釜, a caldeira utilizada para ferver água.  É o utensílio mais representativo da cerimônia do chá. O kama é usado tanto no furo como no ro. De forma geral é classificado pelo tamanho: menor para furo e o maior para ro…
  • Kashiki - Higashibon

    Kashiki – Higashibon

    Os vasilhames para doces leves e secos higashi, (chamados também de sôgashi ou torigashi) para usucha, são chamados de usucha-ki.  E dentre estes, iremos falar da bandeja higashi-bon…