- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Chawan – Tigela

O chawan ou tigela não é apenas um utensílio para se tomar chá.  Principalmente, a tigela do chá forte que, durante a cerimônia, passa de mão em mão, entre os convidados, reveste-se de extrema importância.  Desempenha o papel de tornar o chá “um encontro criativo” – ichizakonryû – em que o grupo de convidados compartilha um mesmo sentimento.

Quando?  Onde?  Pelas mãos de quem e com que pensamento este chawan foi queimado?  Que tipo de pessoa já bebeu chá nele?   Quando nos pomos a pensar sobre este utensílio que estamos segurando no momento, mais profundo se torna o encanto do chanoyu.

(Trecho do livro DO – A essência da cultura japonesa)

 

Yôhen Tenmoku Chawan, da Coleção do Museu Fujita

Yôhen Tenmoku Chawan, da Coleção do Museu Fujita

Há muitos tipos de chawan, de diferentes épocas e lugares. Podem-se classificar começando com os “karamono”, um exemplo é a tigela tenmoku (天目茶碗) de origem chinesa, e os “wamono” produzidos no Japão.  

Os karamono foram elaborados na Coréia (Kôrai 高麗), China e sudeste Asiático.

Entre os wamono, temos a cerâmica Raku (rakuyaki 楽焼), as de Kyoto (kyoyaki 京焼き), e as de províncias (kuniyaki 国焼き)

Julho de 2017

Veja também

  • Kô

    Diz-se que o kô 香 (incenso) e o kôgô 香合 (porta-incenso) foram introduzidos no Japão com o budismo (em meados do século VI), e passaram a ser usados em práticas budistas…
  • Sumi - 2

    Sumi – 2

    Continuando de onde paramos, desta vez aprenderemos sobre os nomes e usos dos principais dôguzumi (carvões usados na Cerimônia do Carvão)…
  • Sumi – 1

    De modo geral, considera-se sumi (炭) o carvão vegetal (preto, branco, oga, e em pó) e o carvão de bambu. O carvão vegetal preto (kurozumi 黒炭) é usado principalmente como combustível. O carvão branco (shirozumi ...
  • Utensílios do Mizuya - 3

    Utensílios do Mizuya – 3

    3. ITEMS RELACIONADOS À ÁGUA E ÁGUA QUENTE (ver os números na figura abaixo) ㉒ Kaige (搔器), também é chamado de kaigen. É uma concha de cedro japonês (sugi), com o cabo na parte envergada do copo largo e ...
  • Utensílios do Mizuya - 2

    Utensílios do Mizuya – 2

    2. ITEMS RELACIONADOS AO CHÁ O chahakibako (茶掃箱) é uma caixa dupla, uma acima da outra, feita de paulownia (kiri). Ela contém os apetrechos para colocar o chá verde em pó no recipiente de chá (chaki). ...

Última atualização

20/04/2024 - Relatório: 16 de março: Chakai na Japan House
01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá