- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Festa de São José

São José ou José de Nazaré ou José, o carpinteiro, foi, segundo o Novo Testamento, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus.
São José é um Santo muito importante para a Igreja Católica. A festa em sua homenagem é celebrada no dia 19 de março em várias regiões do Brasil.

No nordeste, o Santo é muito popular. As festas apresentam duas realidades que se complementam, a dimensão espiritual (missas, procissões e devoções ao padroeiro) e a dimensão social (barracas com alimentos regionais e apresentações de artistas locais).
São José é padroeiro do Estado do Ceará, neste dia é feriado em todos os municípios do estado. No campo, onde as chuvas são escassas, agricultores celebram a data como forma de pedir chuva para uma boa colheita durante o ano. No interior do Ceará, devotos do Santo oram diariamente durante trinta dias que antecedem a data. 

Além da crença no Santo também existe a chamada ” religiosidade popular ” passada por gerações. Estas expressões populares se refletem em simpatias para alcançar um pedido. 
A simpatia mais utilizada é a da fruta, onde a pessoa faz um pedido ao Santo e tira, de forma aleatória, um nome de fruta de uma cesta com vários papéis com nomes de todas as frutas conhecidas. A pessoa não poderá consumir esta fruta por um ano. Se o pedido for justo realizar-se-á naquele mesmo ano.

 

Catedral Metropolitana de Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza

Procissão no Ceará

Procissão no Ceará

Março de 2017

Veja também

  • Semana Santa

    Tradição religiosa católica que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
    Inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressureição, no ...

  • Iemanjá

    O nome Iemanjá originou dos termos “yèyé omo ejá “, do idioma africano Yorubá, que significa “mãe cujos filhos são como peixes”…

  • Capela do Cemitério da Consolação

    Finados

    O dia dos mortos ocorre em conexão com os feriados da igreja católica, nos dias 01 e 02 de novembro…

  • Desfile de abertura

    Oktoberfest

    É um festival de cerveja em Munique, no sul da Alemanha, criado pelo rei Luís I da Baviera para celebrar o seu casamento com a princesa Teresa da Saxônia, em 1810…

  • Rodeio

    Festa do Peão

    A festa do Peão é uma festa popular que consiste num rodeio de cavalos e touros e apresentação de músicas country e sertaneja…