No presente artigo, trataremos do tema “Nuvem” nos padrões japoneses.
Diferentemente do Brasil, no Japão agora é pleno verão. Sem dúvida, muitos consideram as nuvens carregadas de prenúncio de chuva e trovoada como parte da paisagem desta época de muito calor…
Este mês falaremos de arabescos (karakusa 唐草). Padrão arabesco (karakusa) é o termo genérico para designar aqueles padrões de linhas sinuosas, que estampam um emaranhado de plantas trepadeiras, entrelaçadas. Geralmente são desenhadas em conjunto, com outros elementos que podem ser diferentes plantas ou animais…
Os temas deste mês são: “Onda” (nami 波) e “Água” (mizu 水). No mês de outubro, o Japão festeja a chegada do outono; por outro lado, no Brasil, já podemos sentir a proximidade do verão…
Neste artigo trataremos do último item do trio (Shô-chiku-bai 松竹梅), o (bai/umé)「梅」, a flor de ameixeira .
É a primeira a florescer no começo do ano, quando ainda o frio é intenso no Japão, e, portanto, conhecida como a “primeira a florescer dentre todas as flores”. Por seu formato mimoso e aroma delicado, os japoneses apreciam-na muito desde a antiguidade…
Prosseguiremos com o segundo elemento do trio “pinheiro, bambu e flor de ameixeira” (Shô-chiku-bai 松竹梅), o bambu (chiku/take 竹).
Da mesma forma que o pinheiro, o bambu permanece verdejante o ano inteiro. Cria muitas raízes, cresce reto e mesmo com um rápido desenvolvimento, é forte. Um dos componentes do refrão “três amigos do inverno” (saikan no san’yû 歳寒三友- pinheiro-bambu-ameixeira), é renomado como símbolo da fertilidade…
Agora que finalizamos a série “O lenço kobukusa e os tecidos de seda kireji”, iniciada em março de 2017, que tal estudarmos juntos sobre os motivos de padronagem japonesa, os mon’yô? Nós discutimos até agora sobre os desenhos dos tecidos kireji como um todo. Dando continuidade, será interessante analisarmos os vários motivos um a um…