- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Mini conhecimentos sobre Chadô

O Chadô é uma cultura tradicional tendo como cenário sua natureza espiritual e uma longa e profunda história; por isso, usam-se muitas palavras desconhecidas. E tais palavras podem ter uma bagagem semântica.
Neste espaço: “Mini conhecimentos sobre Chadô” deseja-se introduzir uma a uma as palavras relacionadas ao chá.
Será agradável ao praticante do chá saber o significado de cada palavra, e sentir novamente a importância de desfrutar e tomar mais uma tigela de chá.

Fevereiro de 2023

Diz-se que o 香 (incenso) e o kôgô 香合 (porta-incenso) foram introduzidos no Japão com o budismo (em meados do século VI), e passaram a ser usados em práticas budistas…

leia mais ...

Sumi – 2

Novembro de 2021

Continuando de onde paramos, desta vez aprenderemos sobre os nomes e usos dos principais dôguzumi (carvões usados na Cerimônia do Carvão)…

leia mais ...

Sumi – 1

Agosto de 2021

De modo geral, considera-se sumi (炭) o carvão vegetal (preto, branco, oga, e em pó) e o carvão de bambu. O carvão vegetal preto (kurozumi 黒炭) é usado principalmente como combustível. O carvão branco (shirozumi 白炭) de melhor qualidade é o binchôtan (備長炭), de carvalho, usado na cozinha para grelhar peixes e outras coisas. O carvão de bambu (takezumi 竹炭) tem um efeito desodorizante…

leia mais ...

Utensílios do Mizuya – 3

Maio de 2021

3. ITEMS RELACIONADOS À ÁGUA E ÁGUA QUENTE (ver os números na figura abaixo)

㉒ Kaige (搔器), também é chamado de kaigen. É uma concha de cedro japonês (sugi), com o cabo na parte envergada do copo largo e raso. Usada no mizuya para tirar água da jarra…

leia mais ...

Utensílios do Mizuya – 2

Fevereiro de 2021

2. ITEMS RELACIONADOS AO CHÁ

O chahakibako (茶掃箱) é uma caixa dupla, uma acima da outra, feita de paulownia (kiri). Ela contém os apetrechos para colocar o chá verde em pó no recipiente de chá (chaki). A parte superior contém um espanador de penas pequenas (kobane) e a colher de chá (chasaji) de bambu ou prata…

leia mais ...

Utensílios do Mizuya -1

Novembro de 2020

Se os utensílios usados dentro da sala de chá são chamados de chadôgu (utensílios do chá), os utensílios necessários para a preparação e a arrumação final são chamados de mizuyadôgu (utensílios do mizuya)…

leia mais ...

Mizuyakazari

Agosto de 2020

Chama-se mizuyakazari (水屋荘り) a disposição de maneira organizada dos utensílios necessários para o chá nas prateleiras do mizuya, facilitando a manipulação destes…

leia mais ...

Mizuya

Maio de 2020

Mizuya 水屋 ou 水谷, é a sala de apoio, na casa comum é a cozinha anexada a sala de chá. É o local onde os utensílios do temae são dispostos lado a lado e se realiza os preparativos e a arrumação final…

leia mais ...

Binkake e Tetsubin

Fevereiro de 2020

Binkake (瓶掛) é um braseiro (furo 風炉) de tamanho menor e assim como o braseiro para esquentar o quarto (hibachi 火鉢) serve para aquecer a chaleira de ferro (tetsubin 鉄瓶). Pode ser de cerâmica, ferro ou de bronze…

leia mais ...

Furo e Shikiita

Dezembro de 2019

Furo 風炉 é o braseiro em que se põe o carvão e a caldeira (kama 釜), é usado entre a primavera e o outono. Ele não é colocado diretamente no tatame, mas sobre uma base (shikiita 敷板). Na língua japonesa chama-se a isto de furo wo sueru 風炉をすえる (posicionar o furo)…

leia mais ...

Kama

Outubro de 2019

No Chanoyu, chama-se de kama 釜, a caldeira utilizada para ferver água.  É o utensílio mais representativo da cerimônia do chá. O kama é usado tanto no furo como no ro. De forma geral é classificado pelo tamanho: menor para furo e o maior para ro

leia mais ...

Kashiki – Higashibon

Agosto de 2019

Higashi-bon

Os vasilhames para doces leves e secos higashi, (chamados também de sôgashi ou torigashi) para usucha, são chamados de usucha-ki.  E dentre estes, iremos falar da bandeja higashi-bon

leia mais ...

Kuromoji

Junho de 2019

Kuromoji 黒文字 é um pequeno palito de pau oferecido com os doces principais (omogashi) nas salas de chá.  Ele é feito talhando um galho da árvore kuromoji (クロモジ Linderaumbellata) que tem um aroma agradável. O palito em si é chamado também de kuromoji.  Uma das versões para a origem desse nome está nas manchas escuras presentes na casca, e por se parecer com letras passou a ser chamado de kuromoji 黒文字, que literalmente significa letras pretas…

leia mais ...

Kashiki – Kashibachi

Abril de 2019

Kashibachi (菓子鉢), também chamado de morikomi-bachi (盛込鉢), é o recipiente mais comum para o doce principal, omogashi (主菓子). Usa-se vasilhame em cerâmica, há os karamono 唐物 (objetos introduzidos da China) e os wamono (palavra que define os objetos, produzidos no Japão, em contraste aos karamono)…

leia mais ...

Kashiki – Fuchidaka

Fevereiro de 2019

Há dois tipos de doces, omogashi (主菓子) e higashi (干菓子), o primeiro é úmido, o doce principal para koicha, e o outro são doces leves e secos para usucha. Da mesma forma que os doces, há duas variedades de vasilhames (kashi-ki 菓子器): omogashi-ki (主菓子器) e higashi-ki (干菓子器)…

leia mais ...

Última atualização

02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis
05/01/2024 - Relatório: Chakai da USP